Desmanches na Região Metropolitana serão alvoReprodução

Rio - Uma operação do Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ), em parceria com as polícias Civil e Militar, combate de forma permanente, a partir desta segunda-feira (17), a atuação de desmanches de automóveis roubados. Os principais alvos das fiscalizações serão as oficinas mecânicas, ferros-velhos e empresas de autopeças.

Segundo o Detran, a atuação das equipes terá como foco os estabelecimentos na Região Metropolitana do Rio, especialmente nos bairros da zonas Norte e Oeste do Rio, onde os índices de assaltos são maiores. Ao longo desta segunda-feira, fiscais do Detran e policiais estiveram em seis ferros-velhos das regiões.
"Essa ação vai permitir que todas as peças comercializadas pela indústria de desmanche de automóveis sejam rastreadas. Nossa meta é reduzir o número de roubo e de furtos de veículos. Com a operação de hoje, estamos separando o joio do trigo. A segurança pública vai ser dura no combate aos receptadores de veículos roubados. Mas a ação se inicia com o intuito de proteger aquele que atua na reciclagem honestamente, que tem nessa atividade seu ganha-pão, como os catadores", afirmou o governador Cláudio Castro.
Além dos agentes do Detran e policiais, a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e do Corpo de Bombeiros também colaboram com as ações de fiscalização.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), um carro foi roubado no estado a cada 3 horas em maio. O número representava uma média de 79 casos por dia. Ao todo, foram 2.380 casos no mês.