O projeto é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a startup CoractiumDivulgação
Prefeitura do Rio promove programa Jovens Cientistas em Naves do Conhecimento da Zona Norte e Oeste
Projeto será realizado, entre segunda-feira (24) e a próxima quinta-feira (27), em Triagem e Santa Cruz
Rio - A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia vai promover, entre segunda (24) e quinta-feira (27) da próxima semana, o Programa Jovens Cientistas, uma iniciativa de apoio à educação científica para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, nas Naves do Conhecimento de Triagem e Santa Cruz. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura do Rio e a startup Coractium, e tem como objetivo levar a divulgação da ciência para outras escolas municipais e privadas de todo o país.
"Essa vai ser uma ação pontual. O objetivo é que as crianças possam ser tocadas pelo projeto, entendam como a ciência funciona e que elas podem ser cientistas. Elas vão ganhar jalecos, criar seus próprios protótipos e, no fim, ter um certificado de participação no programa", explica Maria Sampaio, cofundadora do Coractium e médica formada pela UFRJ.
O programa vai contar com um sistema de formação de professores totalmente digital, com trilhas de aprendizado para formá-los na "Pedagogia do Futuro" e, assim, prepará-los para aplicar a metodologia em seus respectivos espaços de atuação. Além disso, as crianças vão aprender sobre o que faz um cientista e colocar a mão na massa para solucionar algum problema por meio da criação de um protótipo. Esses problemas serão divididos em quatro áreas do conhecimento: Animais e Doenças, Computadores e Robôs, Arte e Sociedade e Planeta Terra e Universo.
A professora da Escola Municipal Frei Cassiano, Maria Sampaio, já implementou o programa na rede de ensino, e conta sobre a surpresa das crianças ao descobrir mais sobre a educação científica: "Contamos que existiam no Rio de Janeiro, quatro instituições da ciência, que são as universidades públicas, gratuitas em que os jovens poderiam ganhar dinheiro, que são as bolsas de R$400 a R$2 mil reais por mês, para liderar ou participar de projetos. Então pedimos pra levantar a mão quem já sabia daquilo: nenhuma criança tinha ouvido falar. E vimos na prática o quanto isso pode mudar vidas".
A aula inaugural do projeto será realizada na Nave do Conhecimento de Triagem, nesta segunda-feira (24), das 15h30 às 17h. Já em Santa Cruz, as ações ocorrerão na quarta-feira (26), das 14h às 17h, e na quinta-feira (27), das 14h às 15h40.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.