Número de PMs mortos no Rio em 2023 até esta segunda-feira chega a 42Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - O Instituto Fogo Cruzado revelou, nesta segunda-feira (24), que o número de agentes de segurança mortos chegou a 42 e o de baleados a 89 no Rio. De acordo com o levantamento do portal, 68 desses agentes eram policiais militares, sendo que entre eles o número de mortes chegou a 31. O número considera o total de agentes de janeiro até esta segunda-feira. 

O último agente vítima da violência foi o 3º sargento Leandro dos Santos Aragão, executado a tiros, na tarde deste domingo (23), em Paciência, na Zona Oeste do Rio. O militar estava de folga quando foi atacado por ocupantes de um carro que efetuaram diversos disparos contra o agente.

Antes dele, o tenente da PM Jeovane da Rocha, de 46 anos, foi morto e teve seu corpo incendiado dentro de seu carro, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio. O agente, que morava em maricá, estava de folga e saía para se encontrar com amigos quando desapareceu, no sábado passado (22).

Seu corpo só foi encontrado na manhã de domingo (23), dentro do porta-malas do seu carro, em uma estrada entre Maricá e Itaboraí.
Primeiro Semestre

Até junho, segundo relatório do instituto, o número de agentes de segurança baleados era cerca de 33% maior que o mesmo registrado no ano passado. Foram 80 baleados e 40 mortos, enquanto no ano anterior haviam ocorrido 66 casos de agentes baleados e 30 mortes.