Secretário Estadual de Governo do Rio, Bernardo Rossi, em reunião com o presidente do DRM, Luiz Claúdio Almeida MagalhãesDivulgação
Para evitar deslizamentos, Petrópolis terá mapeamento de risco geológico
Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro ficará responsável pelo trabalho
Rio - O Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) fará um mapeamento geológico para identificar áreas com risco de escorregamento em encostas de Petrópolis, na Região Serrana do Rio. A cidade não recebe um estudo deste tipo há 12 anos e, nesta segunda-feira (24), o assunto foi tratado durante uma reunião entre o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, e o presidente do DRM, Luiz Cláudio Almeida Magalhães.
No encontro, Bernardo ressaltou que a medida é fundamental dentro das estratégias de prevenção e afirmou que essa questão é tratada como prioridade para o governador Cláudio Castro.
"Mapear as áreas vulneráveis a escorregamento de encostas é fundamental para nortear ações que reduzam o impacto de chuvas. Tratando-se de uma cidade como Petrópolis, esta medida é ainda mais urgente, pois significa proteger a vida das pessoas. É o primeiro passo para que haja um planejamento de ações para reduzir o impacto de tragédias", disse Rossi, que acompanha o processo com o DRM-RJ.
A licitação para a escolha da empresa responsável pelo serviço está marcada para 23 de agosto. "Conseguimos garantir os recursos para fazer o mapeamento de risco em Petrópolis e estamos dando andamento ao processo de licitação para que este trabalho comece o mais breve possível”, disse Luiz Magalhães.
"Este levantamento é um instrumento importantíssimo para preservar a vida da população que vive nestas áreas vulneráveis e para a cidade como um todo, que sofre também prejuízos econômicos a cada tragédia. Não vamos medir esforços para reverter este histórico para que Petrópolis tenha instrumentos que ajudem a proteger as pessoas", reforçou Bernardo Rossi.
A licitação, que tem valor estimado em R$ 7 milhões, prevê a contratação de serviço especializado em geologia para realizar a cartografia de risco a escorregamentos em encostas no município de Petrópolis. O chamamento público foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com Primeira Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis, o mapeamento é considerado de suma importância pelo Ministério Público do Rio do (MPRJ) porque as informações do DRM deverão complementar o trabalho de revisão e atualização do Plano Municipal de Redução de Risco de Petrópolis, que deve ser realizado pelo município.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.