Marielle Franco é homenageada em evento no Centro de Artes da Maré
Parlamentar é tema de uma fotobiografia e também de uma exposição fotográfica na comunidade da Zona Norte. Assassinada a tiros em 2018, vereadora completaria 44 anos nesta quinta-feira
Marielle Franco é tema de homenagem no Centro de Artes da Maré - Divulgação
Marielle Franco é tema de homenagem no Centro de Artes da Maré Divulgação
Rio - O Centro de Artes da Maré é palco, desde o fim da tarde desta quinta-feira (27), de mais uma homenagem a Marielle Franco. O evento oficializa a abertura de uma exposição fotográfica e também o lançamento da Fotobiografia da vereadora e ativista, que foi assassinada em 2018 e completaria 44 anos neste dia 27 de julho.
"Hoje minha mãe completaria 44 anos. Nesse dia o sentimento mais presente é a saudade. Já nem sei muito bem se a saudade é da sua risada, das conversas, do jeito que ela me dava sermão. Nesses 5 anos de saudade e os mais difíceis de nossas vidas, saber que o legado e memória da minha mãe segue sendo cuidado por tantas pessoas faz com que possamos seguir. Hoje mesmo que a saudade aperta muito vamos celebrar a sua memória do jeito que ela fazia: sorrindo, com arte, cultura e muita gente em volta!", compartilhou a filha da parlamentar, Luyara Franco.
A vereadora foi assassinada vítima de uma emboscada em março de 2018, após participar de um evento para mulheres negras na Lapa, região Central do Rio. Marielle voltava para casa acompanhada de sua assessora e de seu motorista, Anderson Gomes, que também morreu. O carro onde eles estavam foi atingido por treze disparos.
A hoje vereadora e companheira de Marielle à época do crime, Mônica Benício, falou nas redes sociais sobre a sensação de impunidade após mais de cinco anos da morte, mas também lembrou de momentos vividos ao lado da parlamentar.
"Um amor entremeado de pausas. Marielle completaria 44 anos hoje. Seria um dia de festa. Um dia de intermináveis sorrisos, risadas, gargalhadas. Um dia onde a energia vital dela, tão única, tomaria conta de tudo. A nossa relação foi marcada por pausas, por expectativas, por interrupções e esperanças. E é sobre isso que eu penso hoje, nesses encontros e desencontros que costuraram a nossa história", escreveu Mônica.
Segundo o Instituto Marielle Franco, o livro fotobiográfico em homenagem à parlamentar morta une discursos, textos de convidados e 70 fotos, sendo algumas delas inéditas. O material compõe a trajetória da ativista no seu cargo como vereadora. A exposição também conta com registros presentes no acervo da organização.
O evento no Centro de Artes da Maré começou às 17h e está previsto para terminar às 22h.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.