Primeiro dia da Bienal do Livro, nesta Sexta-feira (01).Pedro Ivo /Agência O Dia

Rio - Na 21ª edição da Bienal do Livro, os profissionais da educação que participaram do evento neste fim de semana no Riocentro, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, receberam um voucher de R$100 para serem utilizados na compra de livros no evento. A Secretaria Municipal da Educação (SME) disponibilizou o valor para estagiários, merendeiras, professores e diretores, e ele poderá ser usado até o dia 16 de outubro.

Mais de 30 mil alunos da rede municipal participaram do maior evento literário do país. Para muitos estudantes, foi a primeira vez que estiveram na feira, tanto crianças quanto adultos e idosos que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA). De acordo com a pasta, o objetivo da ação era conscientizar sobre a importância da leitura.

“Quem lê mais, escreve melhor e entende melhor o mundo, e é isso que queremos para os alunos da nossa rede”, disse o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

"Fizemos um esforço imenso para incluir todos nossos profissionais da educação, da merendeira à diretora, porque queremos gerar um Rio de leitores e essa é uma medida para estimular a leitura na cidade. Tem até o dia 16 de outubro para usar o voucher na compra online e incentivamos que todos usem", completou Ferreirinha.
Durante os dez dias, o festival literário contou com um estande voltado para a educação, o 'Espaço Educação', que teve 100 atrações e debate de diversos temas relacionados a cidade e a cidadania sob a perspectiva da educação.