Governo entregou seis carros e um caminhão para atuar no projeto de fiscalizaçãoDivulgação/Fabiano Veneza

Rio - Uma barreira humana para impedir o descarte irregular de lixo e entulho no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, foi inaugurada, nesta terça-feira (12), pelo Governo do Rio. A utilização do lixão está proibida desde 2012, mas o local segue recebendo detritos de forma ilegal.
De acordo com o governo, a iniciativa vai colocar agentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), da Secretaria de Estado de Polícia Militar e da Prefeitura de Duque de Caxias nas vias de acesso para bloquear os locais onde é comum o descarte irregular de lixo.
Ao todo, serão cinco pontos estratégicos, incluindo uma base operacional. Todos funcionarão 24 horas, com escalas dos agentes dos órgãos deslocados para o projeto, além de guardas municipais.
A unidade operacional ficará responsável pela triagem entre os veículos irregulares e os que tem autorização para o descarte de resíduos no local. A inauguração contou com a presença do governador em exercício, vice-governador Thiago Pampolha, que também atua na secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.
"Estas barreiras serão fundamentais para trazer mais qualidade de vida para a população, além de auxiliar no combate ao descarte incorreto dos resíduos. A partir de um trabalho integrado, estamos promovendo avanços na agenda socioambiental do estado, para sermos um Rio de Janeiro cada vez mais sustentável e eficiente", disse Pampolha.
Durante a inauguração da barreira sanitária, foram entregues seis viaturas e um caminhão para auxiliar na fiscalização.
A partir da inauguração, a expectativa do governo é que sejam evitados os riscos de contaminação e disseminação de pragas e doenças que possam ameaçar a saúde de seres humanos, animais e vegetais no local ou até mesmo comprometer o equilíbrio ecológico da região.