A ETA Guandu precisou ter a sua capacidade de produção de água tratada reduzida para viabilizar a execução de um reparo na Elevatória do LameirãoDivulgação / Cedae

Rio - Um reparo emergencial no Sistema Guandu tem afetado a distribuição de água desde segunda-feira (11) em diversos municípios da Baixada Fluminense e nas zonas Norte, Sul e Central da capital. De acordo com a Cedae, a operação da Estação de Tratamento de Água Guandu foi reestabelecida na tarde desta quarta-feira (13) e a previsão é de que a distribuição seja normalizada em até 48 horas.
"Moro na Ilha do Governador e não cai uma gota d'água há três dias", reclamou uma moradora nas redes sociais. "Isso já virou falta de respeito com o consumidor. Estamos cansados dessas manutenções sem fim que não resolvem absolutamente nada. Quando, de verdade, poderemos ter água na torneira?", disse outro.
Em nota, a Cedae informou que o reparo foi realizado por conta de um problema eletromecânico em uma unidade de bombeamento da Elevatória do Lameirão, que compõe o Sistema Guandu. "A Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu opera com 95% da capacidade desde as 22h20 desta segunda-feira", comunicou.
Na Baixada, os municípios afetados são: Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimo e São João de Meriti. Já na capital, os bairros das zonas Sul, Norte e Central foram prejudicados.
Com o início da normalização da distribuição, as regiões mais elevadas poderão levar mais tempo para que o serviço seja totalmente reestabelecido. A recomendação da Águas do Rio é de que a água seja utilizada para serviços básicos.