Cláudia Mello: secretária de Saúde do Estado do RioMauricio BAZILIO

Pela primeira vez, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio tem uma mulher no comando... Eu estou falando da Doutora Cláudia Mello, médica geriatra, especialista em segurança do paciente, que assumiu esta semana a pasta.
Eu já a conhecia, mas ontem a encontrei e tive um papo muito positivo e voltado para as políticas públicas para nós mulheres!
Doutora Cláudia disse que sabe muito bem do desafio que é tocar essa pasta tão sensível para todos. Mas ela não se intimida nem um pouco com isso! São 37 anos de carreira, de alguém que gosta do movimento, de estar na linha de frente... Nada de consultório!
"A responsabilidade de estar em uma pasta como essa é muito grande, mas a gente tem que entender que a mulher tem uma sensibilidade em alguns pontos, uma coisa nata, dando um apoio, foco, sabendo tratar algum caso, usando a experiência de como nos sentimos em um determinado momento. E não é que a gente seja melhor que os homens, mas é uma outra visão", conta a secretária.
E é bem isso mesmo... O olhar da mulher a gente sabe que é diferente!
Daqui a pouco, vem Outubro Rosa aí! E a gente sempre acompanha o medo das mulheres atendidas pela rede pública sobre a dificuldade do diagnóstico, mas ainda mais do acesso ao tratamento. E a coluna perguntou os planos da secretaria nesse caso, já que muitas nem sabem qual caminho tomar:
"Estamos programando a ampliação de acesso para o mamógrafo móvel, estar volante em alguns municípios que já tenham taxas baixas, para realizar ações complementares e buscar essas pessoas encaminhadas ao sistema. Só este ano, mais de 13 mil exames de mamógrafo móvel foram feitos, além do programa 'Acolhe', que o Dr. Luizinho deixou esse legado, do acesso ao implante hormonal e o DIU. Então, estamos com um foco muito importante nisso".
E a gente vai ficar aqui na torcida! Boa sorte, secretária!
PINGO NO I
Quantas vezes falamos aqui dos efeitos que as fake news podem causar na vida de alguém... Primeiro, foi aquela história da vacina, do "virar jacaré"... Um desserviço, né?
Muita gente morreu sem vacinar por culpa dessa desinformação! E o resultado disso é o que a pesquisa do Instituto da Democracia mostra...
20%, ou seja, 30 milhões de pessoas, por exemplo, acreditam que a Terra é plana! 25% ainda acham que o homem não chegou à Lua, mas o mais grave é justamente sobre a vacinação.
Um absurdo! Uma besteirada por causa de meia dúzia, que tenta desfazer um trabalho sério de anos, contra várias doenças!
Então, se for compartilhar algo, é bom pensar muito bem! Porque a desinformação mata!
TÁ FEIO!
"Só tem ônibus pra quem vai pro Centro. Quem trabalha aqui no Galeão e mora na Ilha se ferra, eu por várias vezes já precisei andar por 4 km".
A reclamação veio do Seu Josemar, funcionário de uma grande companhia aérea e morador, é claro, da Ilha do Governador. Ele afirmou que o ônibus que pegava os funcionários do aeroporto não tem passado desde a pandemia... Imagina o perrengue?!
A coluna foi atrás da Secretaria Municipal de Transportes, pra saber o que aconteceu... Por que não voltou, ou se voltou, por que não passa!
Em nota, a secretaria afirmou que os funcionários podem utilizar a linha 925, que faz o trajeto Rio Galeão x Bancários. Essa linha, segundo eles, voltou a operar em junho do ano passado e é um dos 76 serviços de ônibus retomados ou criados desde o início do acordo judicial firmado entre a prefeitura, o Ministério Público Estadual e os consórcios para recuperar o sistema de ônibus da cidade.
As reclamações de quem está lá todo dia dizem que não passa, mas vamos ficar de olho então!
Se você me perguntou se tá feio ou tá bonito... Libera o busão pra galera! E tenho dito.