Depois de 11 milhões de pessoas serem afetadas com a falta d’água, pelo fechamento do Guandu, finalmente a multa para a empresa que descartou de maneira irregular produtos tóxicos, saiu…
Quase 11 milhões de reais cravados! Na hora que a multa foi estipulada, muita gente pensou: “caraca, que multa cara”, isso, aquilo…
Mas com isso, eu fiquei pensando depois… Será que tudo que a gente tem legalmente é o suficiente para essas empresas não fazerem mais coisa errada?!
Porque se a gente pegar exemplos, a resposta é não! Quem é a recordista de multa aqui no estado? A Dona SuperFria! (Leia-se Supervia)
A Supervia já foi multada por todos os órgãos, de todas as formas! E o que acontece? Quando você lê o contrato, que ela assinou para conseguir a concessão, o que ela tinha que investir é muito mais caro do que pagar uma multa!
Se é que ela paga a multa… Porque tem várias margens de recorrer na justiça brasileira.
São muitos exemplos… A Supervia, em 5 anos, recebeu 58 multas da Agetransp. Só pagou 9!
Empresas de ônibus, receberam 6.221 multas no 1º semestre… Pagaram quantas? 14!
Eu nem me surpreendo! Até porque todo mundo sabe que os jurídicos entram em ação, em dois tempos! E enquanto isso, continuam cometendo crimes, porque vale a pena!
O problema está na lei ser aplicada! Os caras descartam um material perigoso, que forma uma espuma branca, fecham uma estação, e agora vão continuar trabalhando. Pagar a multa não vai fazer diferença pra eles…
E o povo? Se lasca, pedindo por água!
Tem que mudar a legislação, usar todas as ferramentas para punir.
Então, a questão não é só apontar dedos, mas cobrar pesado, não só fazer cosauinha! Porque tá tudo muito leve.
3,2,1… É DEDO NA CARA!
PINGO NO I
Se tem reclamação de leitor, tem cobrança aqui nessa coluna…
“Quero apelar para a prefeitura de São João de Meriti! Tem 3 meses que não tem material para os diabéticos. E peço para que eles coloquem uma linha telefônica, para que as pessoas liguem atrás de informações. Meu nome é Marcelo, obrigado Isabele.”
Não tem porque agradecer! É direito da população ter acesso a saúde básica! Então, a gente foi atrás de uma resposta da prefeitura.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que os insumos já foram recebidos no dia 22/8 e que estão sendo distribuídos desde então. Segundo a secretaria, a entrega à população é feita na Unidade Básica de Saúde Jardim Sumaré, onde funciona o Polo de Endocrinologia e em todos os postos de saúde do município, locais em que funcionam o Programa de Hiperdia.
Cobrança feita, resposta enviada… Tomara então que seja entregue logo a todos os que precisam, porque ninguém aguenta mais esperar!
A gente vai ficar de olho, e qualquer reclamação, bora em cima de novo.
TÁ FEIO!
“Fui a Madureira e passei pela passarela, e de um lado para o outro, por volta das 16h, vi uma grande bancada com vários pássaros: canários, calopsitas, filhotes de papagaios, alguns até sem as penas, sendo vendidos! Fiquei em pânico! Isso precisa ser denunciado”.
Mais que denunciado, precisa ser investigado com muito rigor, é muito sério, e é crime!
A leitora que denunciou passa por ali sempre e diz que é supernormal… É só a tarde cair que os criminosos aparecem!! Isso é um absurdo e de uma maldade surreal
A coluna foi atrás da Polícia Militar, que informou que, de acordo com o Comando de Polícia Ambiental, a unidade não havia recebido a referida denúncia até o comunicado. Contudo, após ciência do fato, as equipes da unidade foram checar as informações., juntamente com Policiais do 9º BPM (Rocha Miranda). No ato, não foi constatado o comércio de animais silvestres, mas os comandos das unidades irão intensificar as ações na região visando coibir tais práticas.
Se você me perguntou se tá feio ou tá bonito… Tem que ir atrás e botar na cadeia, e tenho dito!