Novo espaço conta com cinco computadores e acesso à internetDivulgação

Rio - A Cidade de Deus, comunidade da Zona Oeste do Rio, ganhou um novo laboratório, com computadores e biblioteca gratuita para os moradores. O 'Espaço Tec', como é chamado, é uma iniciativa da ONG Nóiz, que desde 2018 atua para acolher, educar e emancipar os habitantes de uma das maiores favelas no Rio de Janeiro.
O ‘TecNóiz’ conta com uma bancada de 4 metros feita de pallets, construídas por um voluntário. Ali foram instalados cinco notebooks, com conexão à internet e fones de ouvido. No mesmo espaço, também foi construída uma biblioteca.
André Melo é presidente da ONG e já adiantou as normas do local.
“O objetivo é dar acesso para as pessoas, mas também temos regras. O uso é restrito para jovens acima de 12 anos, os conteúdos impróprios são bloqueados, assim como é proibido alimentação no local e barulho. Montamos essa estrutura pensando exatamente nos detalhes para que todos façam bom uso, seja para educação ou de forma profissional. É quase uma lan house”
A nova sala foi pensada para atender a lacuna digital que afeta diversos brasileiros. Segundo um estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, realizado em 2022, 36 milhões de pessoas não eram usuárias da internet no país.
De acordo com a organização, o acesso à tecnologia é uma demanda diária dos moradores da Cidade de Deus que precisam realizar serviços básicos como cadastro social ou se inscrever em cursos e atividades escolares. Os usuários ainda podem contar com serviço de monitoria de um voluntário para tirar dúvidas e auxiliar com os computadores.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini