Material apreendido durante a Operação VerãoDivulgação

Rio - A Polícia Militar realizou 135 abordagens neste domingo (24) e conduziu mais de 80 pessoas para à delegacia do bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante a Operação Verão. Desse grupo, apenas dois suspeitos permanecem presos. Nas ações ainda foram apreendidas nove facas. A região das praias foi marcada por intensos tumultos e arrastões durante o fim da tarde.

Na Praia do Leme, também na Zona Sul, um vídeo registrou uma correria durante um arrastão. Segundo a corporação, agentes do 19° BPM (Copacabana) foram acionados para uma ocorrência de furtos em série. Na ação, os policiais chegaram a ser agredidos e os criminosos arremessaram diversos objetos contra os militares. Dois homens foram detidos pelos agentes e conduzidos à 12ª (Copacabana).
Ainda no domingo (24) um grupo de jovens foi abordado na Glória, Zona Sul do Rio, por atos de vandalismo em um ônibus da Linha 492 (Bancários x Prado Junior), que seguia sentido Copacabana.

Na saída das praias, diversos vídeos nas redes sociais mostram jovens em cima de ônibus lotados em Copacabana. Em algumas imagens, é possível ver ainda passageiros saindo pelas janelas do coletivo. Outras gravações mostram também correria nas ruas.

Em nota, a PM ressaltou que há indivíduos envolvidos em práticas delituosas nas praias da orla do Rio de Janeiro, que muitas vezes estão em situação de vulnerabilidade, tornando seu contexto de instabilidade e reincidência muito mais amplo do que as ações conduzidas pelas forças policiais.

"Para se ter uma ideia, um estudo elaborado pelo 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) da Secretaria de Estado de Polícia Militar constatou que, entre 01 de janeiro e 31 de agosto, foram efetuadas 1953 prisões e 459 apreensões de adolescentes envolvidos em prática de roubo e furto. Desse total de pessoas conduzidas às delegacias da área, 287 (11,9%) eram reincidentes", disse.


Operação Verão

A Operação Verão está presente em todo o território estadual. Na ação, o patrulhamento é realizado por meio de viaturas e motocicletas. Segundo a PM, quadriciclos irão circular na faixa de areia e tendas serão utilizadas como pontos de apoio aos policiais e referência para a população.

Os militares atuam realizando policiamento ostensivo, abordagens e escoltas de ônibus coletivos que saem da orla da capital com destino às regiões do Centro e da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, sempre ao final do dia.

O reforço tem como objetivo dar mais efetividade ao policiamento preventivo e ostensivo nas ruas internas dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca. Os policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões) também atuarão em áreas específicas.

Além do emprego ostensivo dos policiais, a ação conta com o emprego de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). Toda a área será monitorada por helicópteros e drones do GAM (Grupamento Aeromóvel), cujas imagens serão transmitidas em tempo real para o carro-comando da Corporação, baseado no Arpoador.