Projeto disponibiliza painéis interativos para segurança de passageiros do VLT a noite
A ferramenta tem o objetivo de aumentar a segurança nos pontos, principalmente para o público feminino, além de garantir companhia a quem estiver sozinho nesses locais, entre 20h30 e meia-noite e meia
Operação teste começou nesta segunda-feira (25) na estação Santos Dumont do VLT - Divulgação
Operação teste começou nesta segunda-feira (25) na estação Santos Dumont do VLTDivulgação
Rio - A Prefeitura do Rio inaugurou, nesta segunda-feira (25), o programa Abrigo Amigo, iniciativa que prevê a instalação de painéis interativos nas estações do VLT Carioca. A ferramenta tem o objetivo de aumentar a segurança nos pontos, principalmente para o público feminino, além de garantir companhia a quem estiver sozinho nesses locais, entre 20h30 e meia-noite e meia.
A operação entrou em fase de testes na estação Santos Dumont, no Centro do Rio. Segundo a prefeitura, no Abrigo Amigo, o passageiro poderá acionar um botão virtual para iniciar a interação por videochamada, em tempo real, com um atendente virtual até o momento de embarque no trem.
A ferramenta ficará disponível nos painéis eletrônicos de publicidade já existentes, que serão identificados, contarão com câmeras, microfones e estarão conectados a uma central de atendimento, com equipe devidamente treinada. Caso alguma necessidade seja identificada, o Centro de Controle Operacional do VLT será contatado e poderá solicitar apoio das autoridades.
A ação é uma parceria entre a concessionária, a Prefeitura do Rio e a Eletromídia. O subprefeito do Centro, Alberto Szafran, e a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, acompanharam o lançamento e testaram o equipamento.
"A cidade do Rio já tem se destacado nessas iniciativas, nesse atendimento ao público feminino, a pessoas em situação de emergência. O Abrigo Amigo nos pontos de VLT torna o ambiente mais seguro, ele inibe crimes, violências e agressividades. É uma garantia de segurança para as pessoas que transitam nas vias públicas e utilizam o sistema VLT", disse Szafran.
Para Joyce Trindade, a iniciativa faz parte da cultura da cidade de pensar em alternativas à segurança das mulheres.
"Sabemos que a sensação de segurança ainda é um desafio muito grande para a mulher, principalmente à noite. Testei o equipamento e me senti segura, eles gravam a gente, tem um diálogo superconfortável, para que a mulher possa ter um abrigamento, em um lugar em que ela realmente possa falar 'estou bem' e chegar em casa em paz", contou.
Para o presidente do VLT Carioca, Andre Costa, a ferramenta permite a entrega de um serviço cada vez mais seguro e confortável ao usuário.
"Essa parceria de fato vai entregar um novo VLT Carioca à população do Rio e aos demais clientes, turistas. Usamos a tecnologia para trazer mais conforto, segurança e informação ao público. É algo que vai agregar mais valor e contribuir para quem precisa se deslocar no Centro da cidade", explicou.
A inauguração ocorreu na parada Santos Dumont, e a previsão é que, até o fim do ano, outras nove também tenham o novo aparato: Candelária, Antônio Carlos, Carioca, Sete de Setembro, Saara, Colombo, São Bento, Parada dos Museus e dos Navios.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.