Castração de cães e gatos acontece na Praça da Matriz até sextaReprodução / Jennifer Sarmento / Prefeitura de São João de Meriti
A ação é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde com a Prefeitura de São João de Meriti por meio da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (SUPROBEAN) a acontece de 8h às 14h. Os tutores interessados em levar seus pets precisam realizar um agendamento online, através do site e comparecer no dia marcado ao Castramóvel.
Segundo a médica veterinária da SUPROBEAN, Luana Reis, a castração reduz o risco de diversos problemas no sistema reprodutor dos animais, como infecções, tumores e doenças sexualmente transmissíveis. Além de evitar a reprodução desenfreada dos felinos e caninos.
“Nós temos muitos animais de rua e é com a castração que resolvemos esse problema de médio a longo prazo. Com essa iniciativa conseguimos também ajudar na saúde pública porque os animais são transmissores de zoonoses. Quanto mais bichinhos abandonados, mais doenças como raiva, leptospirose, algumas sarnas, entre outras, são transmitidas para os seres humanos”, explica.
Além da esterilização, os tutores ainda recebem os remédios e as instruções para o pós-operatório dos animais.
A continuação do atendimento em São João de Meriti, que começou no dia 11 de setembro e terminaria no último dia 22, foi um pedido do presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Animais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado estadual Léo Vieira ao governador Cláudio Castro.
“Quem tem um animalzinho e ainda não castrou, não perca a oportunidade. Além de reduzir o risco de doenças, evita um aumento desenfreado do número de bichos. Castrar é cuidar”, relembra o político.
– O animal deverá ter no mínimo 6 meses e no máximo 7 anos de idade.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.