Equipes da Fundação Leão XIII vão atender público na Central do BrasilDivulgação
Ação social na Central do Brasil vai oferecer emissão de segunda via de documentos
Iniciativa da Fundação Leão XIII, nesta segunda-feira, celebra Dia Nacional do Idoso
Rio - Uma grande ação social vai oferecer serviços gratuitos para a população, nesta segunda-feira (2), no subsolo da Central do Brasil, de 9h às 16h. A iniciativa, promovida pela Fundação Leão XIII, integra o calendário de eventos pelo Dia Nacional do Idoso, neste domingo (1°), e os 20 anos da criação do Estatuto do Idoso.
Em parceria com o MetrôRio, são oferecidas emissões de segunda via de documentos, como RG, certidões de casamento, nascimento e óbito, além de habilitação para casamento no civil e orientações sobre o Vale Social.
"Com este projeto, conseguimos ir até à população em diversos locais do estado, facilitando a logística daqueles, que muitas das vezes, por conta do trabalho ou da distância, não conseguem ir à uma das unidades de atendimento da Leão XIII ou mesmo não sabem dos seus direitos à documentação gratuita. Só este ano, já foram mais de 156 mil isenções entre atendimentos no projeto itinerante e nas nossas unidades", destaca Luciana Calaça, assistente social e presidente da Fundação Leão XIII.
Para marcar o Dia Internacional da Não Violência, comemorado nesta segunda (2), as equipes também estarão no mesmo local alertando sobre os vários tipos de violência contra os idosos e como denunciá-los.
A Leão XIII, vinculada ao Governo do Estado, preparou um mês inteiro de atividades. Na programação, estão incluídas, ainda, ações sociais culturais com os acolhidos na Vila Residencial dos Idosos, em Sepetiba, e no Centro de Recuperação Social de Campo Grande, ambos na Zona Oeste.
Documentos necessários para 2° via de documentos e casamento no civil:
- RG: certidão de nascimento ou casamento original
- Certidão casamento: documentos originais dos cônjuges e data do casamento;
- Certidão de nascimento: Se for emitida no Estado do Rio, cópia da certidão ou dados e o local onde o registro de nascimento foi feito; caso tenha sido emitida em outro estado do Brasil, cópia ou dados da certidão (livro, folha e termo) ou informações de onde foi feito o registro (município e estado) e a data de nascimento;
- Certidão óbito: dados do falecido e data do óbito. A gratuidade é dada somente para mãe, pai, marido, esposa ou filho do falecido, com documentação que comprove o parentesco direto;
- Habilitação para casamento: presença do casal com as certidões de nascimento, carteiras de identidade e CPF de ambos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.