Manutenção impactará os municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e a Ilha de Paquetá. Divulgação / Cedae

Rio - A Cedae realizará, na próxima quinta-feira (5), a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal. Com isso, cerca de duas milhões de pessoas ficarão sem água durante 24 horas, já que a captação bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal será interrompida. Os locais impactados são: São Gonçalo, Niterói, Itaboraí, Maricá e a Ilha de Paquetá. A previsão de retorno da normalidade distribuição é previsto para às 4h de sexta-feira (6).
A companhia recomenda à população que reservem água para o período, adiando tarefas não essenciais que exigem grande consumo. O fornecimento nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio e Niterói, de acordo com as respectivas áreas de atuação. Após a conclusão das intervenções, o sistema será normalizado.
Procurada, a Águas do Rio informou que a distribuição de água será interrompida durante o período de 24 horas devido a manutenção. "Há um reservatório para atender a necessidades de locais com prioridade como hospitais e escolas. O aconselhado é reservar água para o intervalo de tempo informado", explicou a empresa.

Segundo a Cedae, técnicos da empresa vão fazer uma inspeção para corrigir e reforçar a eficiência do sistema. Serviços como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas serão realizados para, conforme a Cedae, garantir o abastecimento de água durante o verão.

Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, explicou o processo dos trabalhos. “A manutenção anual otimiza e aumenta a segurança operacional do sistema, permitindo que a gente identifique e corrija irregularidades. A medida é essencial para prevenir eventuais ocorrências que exijam novas paralisações”, ressaltou.