Rio - Cariocas e fluminense agora contam com duas novas opções de lazer no Centro do Rio. Na Avenida Chile, o tradicional auditório do BNDES será reaberto no dia 19 para shows e outras apresentações culturais. Já na Rua Sete de Setembro, o cantor e compositor Marcelo D2 promove a Ocupação Iboru, que une música, arte visual, dança e gastronomia em um prédio de três andares.
Três anos fechado
A partir do próximo dia 19 (quinta-feira), as portas do Espaço Cultural BNDES vão reabrir para o público, após três anos fechadas. O retorno será com o projeto "Quintas BNDES", tendo a atriz e cantora Zezé Motta no espetáculo "Coração Vagabundo - Zezé canta Caetano", às 19h. A entrada é franca.
Em julho de 1985, o auditório da sede do banco recebeu sua primeira apresentação musical. Desde então, o "Quintas BNDES" é o mais antigo projeto de realização contínua no Rio. A programação também inclui o "Sextas Instrumentais", sempre às sextas-feiras, 19h.
O anúncio da reabertura foi feito, em maio, pelo presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Aloízio Mercadante. "Voltaremos a ter música popular gratuita. Essa é uma forma de revitalizar o Centro, preenchendo esse espaço arquitetônico que não pode ser esvaziado", disse Mercadante, na ocasião.
Em 2013, iniciou-se um grande trabalho de remodelação das instalações do espaço cultural, que hoje já conta com um novo teatro multifuncional, um pequeno auditório e uma galeria de arte. Os espaços vão abrigar uma agenda regular de música, cinema, artes visuais e memória, além de eventos.
Já a Galeria BNDES foi inaugurada, em 2015, dentro das comemorações pelos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
O local realiza um sistema misto de distribuição de ingressos. Parte dos assentos pode ser reservada pela internet, a partir da sexta-feira anterior ao evento. O serviço é encerrado no dia do espetáculo, às 14h, ou se esgotarem as vagas.
Cada pessoa pode realizar apenas uma inscrição, que dá direito à retirada de uma única entrada no dia do espetáculo. Os ingressos são retirados às 18h, com tolerância de até 30 minutos, mediante apresentação do documento de identidade. Não são permitidas reservas para grupos.
O público pode, ainda, encontrar bilhetes na recepção do Espaço Cultural BNDES (Avenida Chile, 100, Centro) no dia do espetáculo, a partir das 18h. Cada pessoa receberá apenas um ingresso com lugar marcado.
Ocupação Iboru
Ispirada no último disco de Marcelo D2, a Ocupação Iboru foi inaugurada no último sábado (30) e recebeu mais de 3 mil pessoas.
Nas redes sociais, D2 explicou sobre o projeto. "Iboru é arte, dança, moda, comida e encontro. Tudo isso ganha uma imersão viva no Centro do Rio. É uma viagem pelo universo do novo samba tradicional. Parece que estou dentro da minha cabeça, quando olho para isso tudo que criamos", postou o cantor.
A Ocupação ficará em cartaz até o próximo dia 14. O público pode visitar gratuitamente o espaço entre quarta-feira e sexta-feira, das 11h às 18h, e no sábado, de 10h às 16h. O espaço fica no número 43, da Rua Sete de Setembro.
*Reportagem do estagiário Leonardo Marchetti, sob supervisão de Raphael Perucci
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.