Mexicano de 19 anos foi preso com cerca de 4 kg de metanfetamina após desembarcar no GaleãoDivulgação / Receita Federal

Rio - Um cidadão mexicano, de 19 anos, foi preso por agentes da Polícia Federal por tráfico transnacional de drogas ao desembarcar com cerca de 4kg de metanfetamina em sua bagagem, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na manhã desta segunda-feira (9). O entorpecente foi apreendido pela Receita Federal.

A droga oculta foi identificada no fundo falso da bagagem do passageiro. Agentes da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (Deain) efetuaram a prisão em flagrante.

O estrangeiro veio da Cidade do Panamá, após fazer escala em Guadalajara, sua cidade natal no México. A Receite Federal avaliou a droga em 200 mil dólares, o equivalente a R$ 1.030.000.

O homem, que não teve a identidade revelada, foi encaminhado ao sistema prisional do estado. Ele responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão.
Fiscalização intensificada nos aeroportos e portos do Rio
A Polícia Federal intensificou, nesta segunda-feira (9), a fiscalização nos aeroportos e portos do Rio, com o auxílio de cães farejadores. Segundo a PF, o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM) também atua na ação por meio de embarcações blindadas que operam na Baía de Guanabara.

De acordo com a corporação, serão realizadas diversas fiscalizações em voos comerciais. Também serão inspecionados passageiros, tripulantes, embarcações, aeronaves e bagagens.
As ações têm objetivo de apoiar a megaoperação realizada nesta manhã, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Segundo o Governo do RJ, mil agentes atuam na ação, que também acontece na Vila Cruzeiro, dentro do Complexo da Penha e na Cidade de Deus, na Zona Oeste. Segundo as polícias civil e militar, o objetivo da ação é cumprir mais de 100 mandados de prisão, entre os alvos estão criminosos da cúpula do Comando Vermelho (CV) envolvidos em disputas territoriais.