Comunidade da Rocinha, na Zona Sul do RioFernando Frazão/Agência Brasil
Novo site facilita entrega de encomendas em favelas do Rio
Muitas residências em comunidades não possuem CEP, o que muitas vezes impossibilita o recebimento de correspondências
Rio - Grande parte dos moradores de comunidades do Rio de Janeiro encontra dificuldades para receber encomendas em razão da ausência de um CEP, fazendo com que a área não seja acessada pelos correios. Porém, há uma nova ferramenta que permitirá que estes residentes contratem um plano para receber seus produtos em casa, através do site que será lançado pela empresa Carteiro Amigo, no próximo dia 30.
Para fazer uso da plataforma, basta acessar o site e escolher um dos três planos disponíveis, que variam de R$ 22 a R$ 33 por mês. Na hora de realizar o pedido, o morador irá colocar o endereço da sede do Carteiro Amigo da comunidade em que mora. Quando a encomenda chegar ao local, a empresa irá se encarregar de realizar a entrega no endereço dentro da favela que foi cadastrado pelo usuário.
O objetivo da companhia, que hoje realiza em média 100 mil entregas por ano nas favelas do Rio, é chegar a 400 mil entregas até o final de 2024.
Atualmente, o CAE, possui bases nas comunidades da Rocinha, Rio das Pedras, Cidade de Deus, Vidigal, Vila das Canoas, Parque da Cidade, Muzema, Tijuquinha, Gardênia, Morro do Banco, áreas onde o Carteiro Amigo opera para a entrega de produtos. A empresa ainda pretende incluir mais duas favelas na rota de serviços, que são o Complexo do Alemão e o Santa Marta.
Desafios da entrega
Segundo levantamento da Central Única das Favelas (CUFA), ao menos 70% dos moradores das comunidades de todo o Brasil já deixaram de comprar alguma coisa pela internet justamente pela dificuldade na hora de receber o produto.
De acordo com o Instituto Data Favela, cerca de 40% dos moradores de favelas do Rio de Janeiro estão em áreas restritas pelos correios e não podem receber encomendas em razão da ausência de CEP.
Conforme os índices divulgados pela consultoria NielsenIQ|Ebit,as categorias mais procuradas no varejo eletrônico são 51% perfumaria, cosméticos e saúde, seguido de artigos para informática (23%), casa e decoração (16%). Moda e acessórios aparecem em último lugar no ranking com (6%).
Busca por praticidade
De acordo com Pedrinho Jr, Ceo da empresa, será desenvolvido um aplicativo próprio, onde será possível rastrear a encomenda. Será possível receber em casa ou retirar em uma unidade do CAE.
“Nosso novo site é uma plataforma completa que permitirá os moradores pagarem via pix ou cartão de crédito, sem a necessidade de se deslocar até uma loja do Carteiro Amigo da sua comunidade. O nosso intuito com essa nova solução é permitir que o usuário não precise se deslocar até uma unidade do Carteiro Amigo para realizar o pagamento, tudo será digital'', afirmou.
Sobre o CAE
A CAE é uma logtech de impacto social especializada em postagem, retiradas, entregas de cartões de crédito e encomendas dentro e fora das favelas do Rio de Janeiro. Ao menos sete comunidades integram a organização, assim como mais de 30 bairros já contam com os serviços da empresa.
Criada em 2000, na Rocinha, a CAE foi a primeira startup a entregar correspondências na comunidade da Rocinha e tem como missão digitalizar as favelas “de dentro para fora”, levando dignidade para as comunidades, igualando o acesso a oportunidades, gerando renda e trazendo também comodidade para a população das comunidades restritas aos centros urbanos da capital carioca.
A startup objetiva impulsionar o empreendedorismo e promover negócios com propósito, capazes de solucionar problemas sociais e ambientais relevantes para a população local. Para mais informações, visite o site.
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