Apesar do sol desta segunda-feira (16), previsão é de chuva para os próximos diasBanco de imagens / Agência O Dia

Rio - Após um feriadão chuvoso, a segunda-feira (16) começou ensolarada na capital carioca. Porém, a previsão é de nova instabilidade ao longo da semana. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), há chance de chuva de terça (17) até a próxima sexta-feira (20). 
Esta segunda-feira será o único dia da semana com sol. De acordo com o Alerta Rio, mesmo com a estabilidade, a nebulosidade será variada, o céu poderá ficar parcialmente nublado e não há previsão de chuva. Os ventos estarão fracos a moderados (até 51,9 km/h) e as temperaturas ficarão entre 19°C e 34°C.
Na terça-feira (17), áreas de instabilidade na atmosfera influenciarão o tempo sobre a cidade. Há previsão de pancadas rápidas de chuva no período da noite, com rajadas de vento de até 76 km/h. O volume das precipitações poderá passar de 10 mm/h em pelo menos um ponto da cidade, o que é considerado um nível moderado.
Já na quarta-feira (18), o tempo permanecerá instável, em razão da passagem de uma frente fria no oceano. A previsão é de chuva fraca a moderada na parte da manhã e os ventos vão permanecer moderados a fortes (até 76 km/h).
Com mínima de 17°C e máxima de 25°C, a quinta-feira (19), segundo o COR, terá chance de chuva a qualquer momento. O céu ficará nublado e encoberto, por conta dos ventos úmidos.
Para fechar a semana, a instabilidade permanecerá na sexta-feira (20). Há previsão de chuva fraca a moderada durante a madrugada e ao longo da manhã. As temperaturas ficarão entre 16°C e 26°C.
Sobre os volumes de chuva na cidade, o COR detalhou quais os níveis considerados fracos, moderados, fortes ou muito fortes. Até 0,5 mm/h: chuva fraca; entre 0,5 e 25 mm/h: chuva moderada; de 25,1 a 50 mm/h: chuva forte; maior de que 50 mm/h: chuva muito forte.
Chuva do feriadão
Às 20h15 da última quinta-feira (12), o município do Rio entrou em estágio de mobilização, devido ao registro de chuva moderada (entre 5,1 mm/h e 20 mm/h) em mais de dois pontos da cidade. Este estágio é o segundo nível em uma escala de cinco, e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto.
Já no sábado (14), com a persistência das precipitações, o Rio passou para o estágio de atenção. Houve registro de chuvas acima de 150 mm/24h na comunidade da Rocinha, na Zona Sul, onde as sirenes foram acionadas.
A cidade só voltou a normalidade neste domingo (15). De acordo com o COR, foram registradas 33 ocorrências, incluindo a queda de uma árvore no bairro de Itanhangá, na Zona Oeste, que bloqueou parcialmente a Estrada de Jacarepaguá. Já no Jardim Botânico, na Zona Sul, uma árvore caiu sobre um poste e deixou os moradores da região sem energia elétrica.