Drogas apreendidas por agentes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) na Vila do João, dentro do Complexo da MaréCleber Mendes / Agência O Dia

Rio - Após cinco dias do início da Operação Maré, a Polícia Militar divulgou, que 25 pessoas foram presas, mais de 600kg de drogas apreendidos, além de 110 veículos recuperados. O prejuízo estimado às facções criminosas é de mais de R$ 20 milhões. Nesta segunda-feira (16), os agentes atuaram nas comunidades da Vila do Pinheiro, Vila do João, Salsa e Merengue, Conjunto Esperança e Timbau no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio. Um suspeito foi preso, mais de 120Kg de cocaína foram apreendidas, além de outras drogas, uma arma e duas granadas.

Mais de 100kg de pasta base de cocaína foram apreendidos num galpão próximo à Vila Cruzeiro. A carga é avaliada em R$ 12 milhões. O trabalho integrado das forças de segurança recuperou ainda mais de meia tonelada de maconha e drogas sintéticas. Cerca de 69 toneladas de barricadas foram retiradas das ruas. Nove pistolas e 14 fuzis também foram localizados pelos agentes da PM.
Durante a operação desta segunda-feira, nas comunidades do Timbau e Baixa do Sapateiro, equipes do Batalhão de Ações com Cães (BAC) apreenderam seis bacias de Skank, com 3kg cada, 25 pés de maconha, 19 bolas de cocaína, com 2,5Kg cada, 30 Kg de erva seca de maconha, 1.960 frascos com skank, 65 sacos de cocaína (1 Kg cada), 1 saco de cocaína (30 Kg), 4 sacos de cocaína (5Kg cada), 1 rádio, 2 granadas, 5 potes com pó de 2Kg, 3 tabletes de maconha 2Kg e uma balança.
Um homem morreu após troca de tiros com os policiais. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Getulio Vargas, mas não resistiu. Uma arma foi apreendida ainda na operação e o caso foi registrado na Delegacia de Homicídios da Capital.
"É uma nova fase da Operação Maré. As máfias que atuam no Rio não terão descanso. Nosso objetivo é asfixiar as atividades desses grupos que ganham a vida aterrorizando a nossa população", ressaltou o governador Cláudio Castro.
Esta é a quinta etapa da ação, que conta com agentes de operações especiais do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), blindados da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).