Novo Terminal Bairro Imperial Santa Cruz é anunciadoDivulgação / Marcos de Paula
Estação do BRT de Santa Cruz será transformada em terminal
Prazo para conclusão das obras é de dois anos
Rio - O projeto das obras de construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz, no BRT Transoeste, foi apresentado pela prefeitura, neste sábado (14). A nova estrutura substituirá a antiga estação Santa Cruz do modal, sendo a quinta a ser transformada em um amplo terminal. Com orçamento de R$ 84,2 milhões, o prazo para a conclusão será de dois anos após o fim do processo licitatório.
Em março, as obras de outros quatro, Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso, foram iniciadas.
"Todos esses terminais terão melhores condições para a população. Aqui, nós tínhamos projetado uma ampliação do terminal existente, mas percebemos que iríamos aumentar o problema. Então, decidimos mudar para o projeto de um novo terminal", afirmou o prefeito Eduardo Paes durante o lançamento.
O projeto do novo terminal prevê uma área de mais de 13,2 mil metros quadrados. Serão três pavimentos de fácil acesso com espaço amplo e aproveitamento de iluminação e ventilação naturais. A megaestrutura terá capacidade para receber até 14 ônibus articulados do sistema BRT, dez ônibus convencionais e oito vans. No nível superior, os usuários poderão aguardar os veículos em uma área de estar com bancos e jardins. Já o acesso inferior contará com lojas.
"É um terminal em três níveis e o acesso se dá tanto pelo nível superior quanto pelo inferior, enquanto os ônibus do BRT e alimentadores entram no nível intermediário. O novo terminal terá total acessibilidade e melhoria de todo o sistema viário no entorno. O usuário terá todo conforto e segurança", disse a secretária de infraestrutura, Jessick Trairi.
As obras preveem, ainda, a construção de 13 sanitários públicos, rampas de acessibilidade, bicicletário para o armazenamento de até 300 bicicletas, estacionamento para 105 veículos e 50 motos, além de pistas exclusivas para os ônibus BRT e melhorias no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I.
Obras avançam
No início de outubro, foi feito o lançamento das primeiras vigas e tabuleiros do futuro viaduto do Terminal BRT Mato Alto, em Guaratiba, que será integrado por outros dois terminais de ônibus convencionais e vans. Para isso, está sendo construída uma passarela de acesso, que irá receber usuários tanto de Sepetiba quanto de Campo Grande. O projeto prevê, ainda, a implantação de retornos para os veículos comuns e um bicicletário com capacidade para 250 vagas.
Na região do Magarça, estão sendo realizados serviços de assentamento de meio-fio e preparo de calçada no retorno da Estrada do Magarça. Além disso, é feita a armação do futuro terminal alimentador e executada drenagem na Avenida Dom João VI.
O projeto prevê a implantação de mais um módulo conectado ao existente. Será erguido um terminal alimentador de ônibus e vans vindos da Estrada do Magarça, e haverá modificações para ampliação do sistema viário da Avenida Dom João VI (Américas). O novo Terminal Magarça terá estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.
Já a plataforma dos ônibus alimentadores do futuro Terminal Pingo D’Água está tendo as sapatas concretadas e um muro foi demolido nas dependências do terreno onde o terminal irá operar. A nova estrutura de 17 mil metros quadrados irá substituir a antiga estação de apenas dois mil metros quadrados e terá integração com os ônibus convencionais e vans oriundos da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI.
Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação foi demolida. O acesso será feito por meio de uma passarela. O projeto também prevê a construção de um terminal alimentador que fará a integração com ônibus e as vans vindos da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. Serão feitas melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno, além da instalação de um bicicletário para 400 bicicletas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.