Rio - Metade dos moradores das comunidades do Rio ganham menos de um salário mínimo, destes 74% não possuem renda complementar, e 41% estão desempregados, apontam os dados divulgados nesta sexta-feira (13), em uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal da Juventude (JuvRio), que avaliou regiões da Zona Sul, Zona Norte e Zona Oeste.
O levantamento foi realizado entre 20 de fevereiro e 2 de abril deste ano por jovens moradores das regiões, com o intuito de mostrar quem são e como vivem os mais de 2 milhões de cariocas nestes territórios. Foram realizadas cerca de 5.775 entrevistas, coletando informações sobre trabalho, escolaridade, religião, orientação sexual, identidade de gênero e acesso à tecnologia.
Os números apontam que dos entrevistados, 65% moram em casa própria e 27% pagam aluguel. Ainda segundo o estudo, mais de 70% têm acesso à internet, e 38% afirmam não ter acesso à cultura e lazer.
Participaram da pesquisa mais de 400 jovens, de 42 favelas integrantes do Pacto Pela Juventude, um projeto da JUV Rio em parceria com a Unesco para formação de líderes locais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.