Música é a única categoria individual do concurso Sandra Barros / divulgação Seeduc-RJ

Rio – Hora da decisão! Nesta segunda-feira (16) o Teatro Riachuelo, no Centro da Cidade, receberá a final do Festival Transformar, que busca jovens talentos nas escolas estaduais do Rio de Janeiro. A partir das 10 horas, os 15 grupos classificados sobem ao palco em busca dos prêmios.

A competição é dividida em três categoria, Slam, Dança e Música. A final conta com cinco representantes de cada uma delas. O primeiro colocado em cada divisão recebe um smartphone. O segundo o terceiro ganham uma Alexa e uma mesa digitalizadora, respectivamente.

Os jurados da decisão serão dois Representantes da Secretaria Estadual de Educação, dois da Superintendência Pedagógica e outros dois da Superintendência de Avaliação.
Eles deverão preencher uma tabela com notas de zero a cinco nos critérios de criatividade, originalidade, expressão artística e figurino. Ganham os grupos com maior pontuação.

Festival Transformar

Sob o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, um projeto da ONU para a agenda de 2030, 1.225 alunos de escolas estaduais participaram da competição artística que começou em setembro, ainda nas unidades escolares.

Os alunos puderam se apresentar sozinhos, na categoria Música, em duplas de Slam, ou em grupos de Dança, que cabiam até cinco pessoas.
Segundo a SEEDUC, foram promovidos debates nas escolas sobre sustentabilidade e os estudantes escolheram suas apresentações baseados em um ou mais dos 17 objetivos da agenda, como erradicação da pobreza e igualdade de gênero.

Ao todo 130 escolas se envolveram no projeto.
*Reportagem da estagiária Bruna Bittar, sob supervisão de Iuri Corsini