Cyva, fundadora e integrante do Quarteto em Cy, morre aos 85 anosReprodução Internet

Rio - A cantora Cyva Ribeiro de Sá Leite, uma das integrantes do Quarteto em Cy, morreu aos 85 anos, neste domingo (22), no Rio. A veterana estava internada no Hospital Rio Casa Botafogo, na Zona Sul, com um quadro de septicemia. A informação foi divulgada no Instagram do quarteto. "A Rede Hospital Casa confirma que a paciente Cyva Ribeiro de Sá Leite, de 85 anos, deu entrada na unidade Hospital Casa Rio Botafogo no dia 08/09/23 com um quadro de pneumonia. A paciente veio a falecer no domingo, 22/10/23, às 18h15, por conta do agravamento de seu quadro", diz o comunicado do hospital.
"É com imenso pesar que noticiamos a passagem de Cyva, integrante e fundadora do Quarteto em Cy. Cyva participou de toda a carreira do grupo, desde 64, todas as formações. Grande líder, uma irmã e tia generosa com todos, uma amiga sensível. Vai fazer muita falta! Que Deus e os anjos a recebam com muita luz", diz a postagem.
João Faria, sobrinho de Cyva e filho de Cynara, também postou uma foto com a tia para se despedir. "Registro da minha última visita. Melhor ser humano que eu convivi, sem sombra de dúvidas. Vai com Deus minha tia, te amamos demais. Dá um beijo na minha mãe?", escreveu. 
O grupo Quarteto em Cy era formado por Cyva, Cynara, Cybele e Cylene. Cynara morreu em maio deste ano, aos 78 anos. Ela estava internada no Prontocor, na Tijuca, com um quadro de pneumonia após passar por complicações na recuperação de uma cirurgia, depois de ter quebrado o fêmur. A veterana morreu de insuficiência respiratória. Em 2014, Cybele já havia morrido de isquemia pulmonar. 
As irmãs eram naturais da Bahia e formaram o grupo em 1964. Posteriormente, ela se mudaram para o Rio e contaram com o apoio de Vinicius de Moraes, que as chamava de "baianinhas". A estreia do quarteto aconteceu em 30 de junho de 1964, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas. Elas gravaram o primeiro LP no mesmo ano. Em 1965, participaram do aclamado "Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell". Em 1966, Regina Werneck substituiu Cybele e elas viajaram para os Estados Unidos, onde foram chamadas de Girls From Bahia. Por lá, elas participaram de programas de televisão e fizeram shows. 
Após alguns anos de interrupção, Cyva retomou as atividades do grupo com Cynara, Sônia e Dorinha Tapajós, em 1972. Nesta formação, elas gravaram álbuns como "Antologia do samba-canção” (1975), “Resistindo” (1977), “Querelas do Brasil” (1978), “Cobra de vidro” (com o MPB-4, em 1979), “Em 1000 kilohertz” (1980).
Cybele voltou ao grupo em 1980, substituindo Dorinha. Em 2013, ela voltou a deixar o quarteto e Keyla Fogaça entrou em seu lugar. A última formação do grupo contava com Cyva, Cynara e Corina.