Ônibus foi incendiado em Santa Cruz REPRODUÇÃO/RECORD TV RIOREPRODUÇÃO/TV RECORD

Rio - Após um dos dias mais caóticos da cidade do Rio, por causa dos ataques incendiários a ônibus promovidos por criminosos, o prefeito Eduardo Paes garantiu que, nesta terça-feira (24), todos os transportes públicos irão funcionar normalmente em todo o município, inclusive nos locais afetados. Ainda de acordo com Paes, agentes da prefeitura estão trabalhando retirando de obstáculos na Transoeste.
"Estou acompanhando a situação na Zona Oeste da cidade a partir do Operações Rio. Estamos retirando aos poucos os obstáculos na Transoeste e restabelecendo o funcionamento do BRT. Quero lembrar a todos que os serviços públicos municipais funcionarão normalmente amanhã em toda a cidade", escreveu o prefeito.
Também em suas redes sociais, o governador Cláudio Castro informou que está no Centro Integrado de Comando e Controle, junto com a cúpula da Segurança do Estado, e que está 'acompanhando de perto os trabalhos que vem sendo feitos para que a paz retorne à cidade e a população possa se deslocar em segurança'. 
"Não descansaremos até que a normalidade volte às ruas do Rio e que os criminosos sejam presos e exemplarmente condenados", prometeu o governador.
A cidade do Rio segue em estágio de atenção por conta dos mais de 30 ônibus incendiados por criminosos. Os ataques começaram por volta das 15h e foram motivados pela morte do miliciano Matheus da Silva Rezende, o 'Faustão', em operação da Polícia Civil na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz.
Os principais bairros afetados foram Campo Grande, Santa Cruz, Paciência, Guaratiba, Sepetiba, Cosmos, Recreio, Inhoaíba, Barra, Tanque e Campinho. Nestes locais, pneus também foram incendiados e serviram como barricadas para impedir a passagem das polícias Civil e Militar. Ao todo, doze suspeitos de envolvimento nos ataques foram presos e, segundo o governador do Rio, Cláudio Castro, serão encaminhados para presídios federais.
Um trem da SuperVia também foi incendiado na altura da estação Tancredo Neves, em Paciência, Zona Oeste. Por causa do risco à segurança dos funcionários e passageiros, a concessionária interrompeu temporariamente a circulação dos trens entre as estações Benjamim do Monte e Santa Cruz. Em nota, a empresa informou que as comitivas estão circulando normalmente entre as estações Central e Campo Grande.
Entenda quem era 'Faustão'
O criminoso, além de ser sobrinho de Zinho, também era preparado para ser o sucessor do tio. Conhecido como 'senhor da guerra', ele é apontado pela Polícia Civil como responsável pela união do tráfico e milícia. Faustão também é acusado de envolvimento no assassinato do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, e seu cunhado Maurício Raul Attalah, em agosto de 2022, na Estrada Guando Sapé, em Campo Grande.
Além dele, outros cinco criminosos, entre eles Zinho, respondem por homicídio e associação criminosa. As investigações apontaram que a execução foi motivada por uma suposta tentativa por parte de Jerominho de retomar o comando da milícia que atua na Zona Oeste.