Zona Oeste tem mais de 20 ônibus incendiados após miliciano ser morto pela políciaReprodução/Redes Sociais

Rio - Criminosos da Zona Oeste atearam fogo em ônibus, articulados do BRT e em veículos de passeio na tarde desta segunda-feira (23), em retaliação pela morte de Matheus da Silva Rezende, vulgo 'Faustão', sobrinho do miliciano Luís Antônio da Silva Braga, o 'Zinho'. Matheus morreu após confronto com policiais civis na comunidade Três Pontes, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, no início da tarde desta segunda-feira (23). As regiões de Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz, Inhoaíba, Campo Grande e Avenida Brasil devem ser evitadas. Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão nestes locais.
De acordo com o Rio Ônibus, até às 18h30 eram 35 ônibus incendiados, sendo 20 de frotas municipais, cinco BRTs e outros 10 de turismo e fretamento. Carros de passeio e barricadas também estão sendo incendiados. Ainda segundo o Rio Ônibus, esta segunda-feira (23) é o dia com mais ônibus incendiados na história da cidade. Os incêndios tiveram início por volta das 15h e causam reflexos em diversos bairros da Zona Oeste. A cidade do Rio entrou em estágio de atenção, às 16h50, por conta dos ataques. 
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram coletivos em chamas e o grande volume de fumaça próximo a estação Cesarão, em Santa Cruz. Em outras imagens, um articulado foi abandonado por passageiros e motoristas na Estrada do Magarça. Um outro vídeo mostra o momento em que um criminoso coloca fogo em um ônibus. 
Veja os vídeos
Acompanhe onde estão os focos de incêndios
-  Estrada da Matriz, na altura do Quartel dos Bombeiros.
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Campinho, sentido Itaguaí
- Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Jornalista Gastão de Carvalho
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Carvalhal
- Av. Cesário de Melo, na altura do BRT Vilar Carioca
- Rua Felipe Cardoso, na altura do BRT Cajueiros, em Santa Cruz. 
- Rua Guarujá, na altura do Viaduto de Cosmos
- Estrada do Mato Alto, na altura do OBom Atacadão
- Rua Guarujá, na altura da Rua Groselha
- Estrada do Campinho, na altura da Rua Perico
- Av. Cesario de Melo, na altura da Rua Alfredo Mariano
- Avenida Brasil, na altura da Estrada do Mendanha
- Avenida das Américas, na altura do BRT Gilka Machado, sentido Barra da Tijuca
- Estrada do Mato Alto, próximo da Estrada da Cachamorra, sentido Barra da Tijuca
- Rua Filomena, na altura do Centro Municipal de Saúde Edgard Magalhães Gomes
- Avenida Brasil, na altura da Estrada de Manguariba
- Avenida Cesario de Melo, na altura da Rua dos Carpinteiros
-  Avenida Brasil, na altura da Rua Agaí
- Estrada da Pedra, em Guaratiba
- Rua Barão de Laguna, em Santa Cruz
- Rua Arthur Rios, na altura do Viaduto Novo
- Estrada Benvindo de Novaes, em Santa Cruz
- Estrada de Sepetiba, próximo à Rua Dezesseis, em Santa Cruz
- Estrada das Agulhas Negras, na altura da Rua Antônio A Rodrigues
- Estação da SuperVia Tancredo Neves
A MOBI-Rio, concessionária que administra o BRT, informou que, por questão de segurança, as linhas que circulam no corredor Transoeste foram suspensas temporariamente na tarde desta segunda-feira (23). Estão rodando apenas as linhas 22 (Jardim Oceânico x Alvorada); 13 (Mato Alto x Alvorada expresso) e 25 (Mato Alto x Alvorada parador).
Segundo a Polícia Militar, equipes do 24º BPM (Queimados) impediram o incêndio de uma carreta por cerca de 15 criminosos na Avenida Brasil, sentido Santa Cruz, altura da entrada dos Jesuítas. As equipes permanecem reforçando o policiamento no local.
Doze criminosos envolvidos nos ataque aos ônibus foram presos pela Polícia Militar. O governador do Rio, Cláudio Castro, chamou os detidos de terroristas e afirmou que todo o grupo será encaminhado para presídios federais.
Escolas afetadas
A Secretaria de estado de Educação informou que todos os alunos do Ciep 183 João Vitta, em Santa Cruz, já foram liberados em segurança. A Seeduc disse ainda que não haverá aula durante à noite e que todos os conteúdos serão repostos de acordo com o planejamento pedagógico.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, deu ordem para suspender as aulas em todas as escolas municipais nas áreas afetadas. Onde não está sendo possível liberar os alunos, por razões de segurança, o protocolo de segurança foi acionado. "Nossas equipes estão acompanhando de perto para minimizar os danos dessa guerra na vida do carioca, em especial nossos alunos e profissionais".