Navio Amerigo Vespucci atrai visitantes e forma grandes filas, no Pier Mauá, nesta segunda-feira (23)Pedro Ivo

Rio - Após dois dias atracado no Pier Mauá, no Centro, o navio Amerigo Vespucci, conhecido como o mais bonito do mundo, recebeu o primeiro dia de visitação aberta ao público, nesta segunda-feira (23). A embarcação italiana já passou por Fortaleza, no Ceará, no início de outubro, e estará na Cidade Maravilhosa até o dia 25 do mesmo mês.

O Vespucci ganhou o título de navio mais bonito do mundo em 1962, ao cruzar com o porta-aviões norte-americano USS Independence no Mar Mediterrâneo. É regra de navegação que as embarcações maiores têm preferência sobre as menores e, portanto, naquele evento histórico o porta-aviões dos Estados Unidos acendeu o farol e seu comandante ordenou que o veleiro se identificasse. “Navio de treinamento da Marinha Italiana, Amerigo Vespucci”, se apresentou o pequeno, ao que o comandante norte-americano respondeu:“você é o navio mais bonito do mundo”.

Kátia Luciene Ribeiro mora na Tijuca, e foi até o Pier Mauá para visitar o navio, nesta segunda-feira, após a indicação de uma amiga. De acordo com ela, o navio realmente chama atenção pela sua beleza.

"Achei muito lindo, realmente. Senti que tinha voltado no tempo. Não sei se de fato é o mais bonito do mundo, pois não tive a oportunidade de conhecer outros, mas com certeza vale muito a pena conhecer", disse Kátia.

A visitante disse ainda que acredita que a cidade do Rio deveria sediar mais eventos culturais como esse.

"Adoro conhecer novos lugares. Faz bem para a cabeça das pessoas que vivem uma vida tãoestressante nos dias de hoje", finalizou.

O navio tem mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura, muitas histórias, curiosidades e funcionalidades. É considerado a "embaixada flutuante" italiana, e iniciou seu itinerante no dia 1º de julho, partindo de Gênova, na Itália. A estimativa é retornar ao país em fevereiro de 2025, depois de passar por cinco continentes, três oceanos, 28 países e 31 portos.

Sobre o Navio Amerigo Vespucci

Criado em 1930, o navio Amerigo Vespucci é a unidade mais longeva a serviço da Marinha Militar e atua como navio-escola desde 6 de junho de 1931. Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o veleiro que fica alocado no porto La Spezia, realiza todos os anos atividades de formação de alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italiano.

De 1931 a 2022, realizou 86 Campanhas de Instrução a alunos da 1ª Turma da Academia Naval, das quais 45 foram no Norte da Europa, 26 no Mediterrâneo, 4 no Atlântico Leste, 8 na América do Norte, 1 na América do Sul e 2 no contexto da única circunavegação do globo, realizada entre maio de 2002 e setembro de 2003.

O navio tem mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura e sua tripulação é composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.
*Reportagem do estagiário Victor Bastos, sob supervisão de Thiago Antunes