A documentação falsa é adquirida na ColômbiaMarcelo Camargo/Agência Brasil

Rio - A Polícia Federal prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (25), uma cidadã da República Dominicana que tentava embarcar com passaporte colombiano falso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio.
A prisão ocorre por meio da detecção de fluxo migratório ilegal oriundo do contrabando de migrantes originários da República Dominicana com destino à Europa. A documentação falsa costuma ser adquirida na Colômbia, estando o Brasil na rota de trânsito para o continente europeu.
A estrangeira, de 19 anos de idade, pretendia embarcar com o documento falso em um voo que faria escala na Argentina antes de rumar para o destino final, em Paris, na França.
O Centro de Cooperação Policial Internacional da PF no Rio de Janeiro (CCPI) e as Delegacias Especiais da PF nos Aeroportos do Galeão, Guarulhos e Confins realizam um trabalho conjunto com a Interpol para desmantelar a organização criminosa transnacional responsável pelo fluxo migratório ilegal supracitado.
Na ação de ontem, policiais federais lotados na Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (Deain), em trabalho conjunto com policiais do CCPI/PF, identificaram a falsidade ideológica no passaporte apresentado pela passageira durante os procedimentos migratórios e efetuaram a prisão em flagrante.
Após os procedimentos de praxe, a estrangeira foi encaminhada ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça. Ela responderá pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documento falso.