Evento SeJoga reúne fãs de jogos de tabuleiro e RPG em encontros no RioDivulgação/Dan Paskin
Encontro de fãs de jogos de tabuleiro comemora aniversário com programação gratuita no Rio
Os criadores do 'SeJoga' preparam edições especiais do evento em arenas municipais, em novembro
Rio - Completando seis anos de existência em 2023, o evento "SeJoga" está prestes a levar muita diversão para os cariocas fãs dos chamados board games, termo que engloba os novos jogos de tabuleiro, cartas e dados para todas as idades. Em novembro, os criadores do encontro promovem edições especiais da brincadeira em espaços municipais, começando com a Arena Chacrinha, em Sepetiba, Zona Oeste do Rio, de 14h às 20h.
No "SeJoga", os participantes são convidados a escolher o seu tabuleiro em uma diversidade de mais de 120 jogos disponibilizados por edição. Os temas dos jogos possibilitam viajar desde os vinhedos da França até o Nordeste do Brasil por meio da literatura de cordel. Além do variado acervo de jogos, as jogadoras e jogadores ainda contam com o auxílio de monitores para as explicar as regras de cada brincadeira.
O 'SeJoga' foi criado em 2017 pelo produtor de moda Elson Bemfeito e o arquiteto Dan Paskin, como uma opção de entretenimento que acolhe os membros da comunidade LGBTQIAP+, depois de enfrentarem o preconceito do universo geek. Inicialmente, os encontros eram realizados na Tijuca, mas passaram a ser feitos no Grajaú, na Zona Norte, após a pandemia do coronavírus.
“Tudo o que a gente faz é pensado para que seja um espaço seguro e acolhedor para as jogadoras e jogadores LGBTQIA+. Nos jogos que escolhemos para o SeJoga, não há espaço para transfobia, homofobia, machismo e racismo. Você pode encontrar isso em outras mesas de RPG, não na nossa. Nosso ambiente não pode ser tóxico”, declara Elson.
Para quem não está familiarizado com o termo "board games", ele compara com outros jogos mais populares: "Imagina que o Atari é o avô do Playstation 5. O 'War', o 'Imagem e Ação' e o 'Jogo da Vida' são os avós dos board games. As mecânicas, os componentes dos jogos se modernizaram, evoluíram e ficaram ainda muito mais divertidos", afirma. "Existem jogos que você consegue terminar em 15 minutos e jogos de seis, sete horas de duração que você tem que combinar com antecedência com os amigos. E ninguém pode furar", completa Dan.
A celebração pelos seis anos do "SeJoga" acontece com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, através do edital Fomento a Cultura Carioca (FOCA). Os bairros da Penha e Maré também estão confirmados para receber o encontro nas próximas semanas.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.