Parte das mortes das crianças ocorreu durante operação policialMarcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O número de crianças baleadas no Grande Rio em 2023 chegou a 24, nesta quarta-feira (1º), após a confirmação de uma nova vítima de troca de tiros. Segundo levantamento do Instituto Fogo Cruzado, a lista foi elevada após a confirmação de que mais uma criança foi ferida na troca de tiros do Parque Analândia, em São João de Meriti, no dia 23 de outubro. 
T., de 9 anos, foi atingida de raspão, no mesmo confronto que já havia vitimado a pequena I., de 5, com três disparos no pescoço, na Baixada Fluminense. No dia da ação, apenas o primeiro caso havia sido confirmado pelas autoridades. 
Com a atualização, 2023 se torna o segundo ano mais violento para crianças entre zero e 11 anos na região metropolitana do Rio dentro da série histórica do Fogo Cruzado. Das 24 crianças atingidas, nove morreram e 15 ficaram feridas. 
A última vítima fatal foi A. D., de apenas 2 anos, morta durante um ataque a tiros em Inoã, Maricá, Região Metropolitana do Rio. 
De acordo com o instituto, o ano de 2018 segue sendo o período com maior número de crianças afetadas pela violência armada, com 25 vítimas, quando o Rio passava por uma intervenção federal. Enquanto em 2019, o número foi de 23. Já no ano passado, em 2022, o total foi de oito crianças baleadas. 

Das vítimas atingidas, oito foram baleadas durante ações e operações policiais: três morreram e cinco ficaram feridas. Além disso, 16 crianças foram atingidas por balas perdidas (seis mortas e 10 feridas), sendo seis delas, durante essas ações e operações (duas mortas e quatro feridas).
Veja a lista de crianças baleadas em 2023

27/10 – A. D., 2 anos – Morta durante um ataque a tiros em Inoã, Maricá.

27/10 – V. D., 2 anos – Ferida durante um ataque a tiros em Inoã, Maricá.

23/10 – I., 5 anos – Ferida por três tiros no pescoço durante ação policial no Parque Analândia, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

23/10 – T., 9 anos – Ferida por um tiro de raspão no braço durante ação policial no Parque Analândia, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

23/10 – Menino, 10 anos – Ferido por uma bala perdida durante operação da Polícia Civil, na favela Três Pontes, Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

12/09 – A. T., 7 anos – Ferida por uma bala perdida quando saía da escola na Rua São Salvador, no bairro Rocha Sobrinho, em Mesquita, na Baixada Fluminense.

07/09 – H. dos S. S., 3 anos – Morta dias depois de ter sido atingida por tiros no carro da família durante uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

31/08 – Menino, 7 anos – Ferido por bala perdida ao ser atingido em disputa entre milicianos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.

12/08 – E. P., 5 anos – Morta por bala perdida dentro de casa durante ação policial no Morro do Dendê, na Ilha do Governador.

12/07 – D. de A., 11 anos – Morto por bala perdida durante ação policial em Maricá. O menino estava uniformizado e a caminho da escola quando foi atingido.

30/04 – L. S., 11 anos – Morto por bala perdida em Costa Barros, Rio de Janeiro.

17/04 – Menina, 3 anos – Ferida na comunidade da Quitanda, em Costa Barros, Rio de Janeiro.

12/04 – L. C., 10 anos – Ferido por bala perdida durante um tiroteio no Complexo do Anaia, em São Gonçalo.

05/04 – E. de A. O., 9 anos – Morta ao ser atingida por uma bala perdida durante uma disputa entre facções no Morro do Cajueiro, em Madureira.

26/03 – B. R., 7 anos – Ferido na coxa esquerda ao ser atingido durante um ataque a tiros na Vila Canaan, em Duque de Caxias.

10/03 – M. J. da S. G., 1 ano e 8 meses – Ferida por uma bala perdida durante operação policial na ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

01/03 – Menina, 11 anos – Ferida por bala perdida durante ação policial na Vila Aliança, em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

19/02 – B. R. H., 6 anos – Ferido a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.

19/02 – M. E. C. M., 9 anos – Morta a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.

19/02 – J. P. M. de L., 11 anos – Ferido a tiros durante uma briga no Carnaval de Magé, na Baixada Fluminense.

04/02 – L. H. B. de F., 5 anos – Ferido na perna por uma bala perdida enquanto lanchava com a mãe em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A polícia ainda não sabe de onde veio o disparo.

02/02 – Menina, 8 anos – Ferida nas costas por uma bala perdida quando ocupantes de um veículo teriam disparado em direção ao quintal em que a menina e a família estavam no Jardim Catarina, em São Gonçalo.

25/01 – R. V., 10 anos – Morta por uma bala perdida na Rua Dr. Monteiro de Barros, no Centro de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Moradores contam que homens encapuzados invadiram a rua e começaram a disparar. R. brincava na rua com outras crianças e foi vítima de uma bala perdida, na altura do tórax.

01/01 – J. D. de S. F., 11 anos – Morto por uma bala perdida durante a comemoração do réveillon em Mesquita, na Baixada Fluminense. O menino estava na varanda de casa, quando foi atingido.