O Mês Estadual da Mulher Empreendedora será comemorado, anualmente, em novembroDivulgação / Secretaria de Estado da Mulher

Rio - Workshops, palestras e rodadas de negócios serão algumas das atividades que celebrarão o Mês da Mulher Empreendedora. Foi sancionada uma lei, pelo governo do Rio, que estabelece que a data será comemorada, anualmente, nos meses de novembro. A abertura das homenagens será na próxima segunda-feira (6), às 13h, com um seminário no plenário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A Secretaria de Estado da Mulher promoverá, em pelo menos oito municípios, eventos sobre empreendedorismo comandados por figuras femininas. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, com base da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE, no 3º trimestre de 2022, o Rio é o estado com maior proporção de empreendedoras. São 38% dos empreendimentos são liderados por mulheres.

O governador Cláudio Castro enfatizou a importância da decisão para o público feminino. “As mulheres merecem respeito e homenagens o ano inteiro. Mas, em novembro, vamos jogar luz nas guerreiras empreendedoras que batalham para transformar as vidas de suas famílias e que inspiram outras mulheres a seguirem pelo mesmo caminho de sucesso”, disse.

Heloisa Aguiar, secretária de Estado da Mulher, também comentou sobre a fundação do Mês Estadual da Mulher Empreendedora.
“Esta é uma grande conquista para todas nós, pois fortalece o papel fundamental que as mulheres empreendedoras desempenham na economia do Rio de Janeiro. Somos o estado mais feminino do país, com uma população formada por quase 53% de mulheres, e também o estado com a maior porcentagem de mulheres empreendedoras, 38%. O governo trabalha para fortalecer essas mulheres, para que elas ocupem posições de liderança e possam se capacitar para conquistar sua autonomia econômica”, destacou.

Ainda de acordo com a pesquisa do Sebrae, o estado do Rio tem mais de 941 mil empreendedoras (9,1% do total do país), ficando atrás apenas de Minas Gerais com mais de 980 mil (9,5%) e São Paulo com mais de 2,4 milhões (23,9%). Além disso, 53% das mulheres empreendedoras fluminenses são chefes de família.