Ação de prevenção vai visitar domicílios em busca de focos do mosquito da dengueDivulgação

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (6), uma ação de prevenção das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Segundo a pasta, o objetivo é combater a incidência das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti na região e conscientizar a população sobre o cuidado com possíveis criadouros.
O trabalho domiciliar será realizado por agentes de Vigilância em Saúde do Centro Municipal de Saúde (CMS) Cyro de Mello, que fica na região, além de membros da equipe da SMS. A concentração dos profissionais será às 8h em frente ao CMS Cyro de Mello, na Avenida do Canal, S/N, em Manguariba, com abertura e início da caminhada às 8h30.
De acordo com a SMS, o percurso por onde as equipes passarão terá trabalhos de prevenção e orientação. Além das ações de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, a SMS ofertará ao longo do trajeto vacinação, com todos os imunizantes dos calendários adulto e infantil. 
O trabalho também terá atividades do Programa Academia Carioca, ações com alunos de escolas da região, numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e recolhimento de lixo por profissionais da Comlurb. Além dos técnicos, também participarão da ação membros da Associação de Moradores da região, entidades religiosas e a Subprefeitura da Zona Oeste.
“Essas ações educativas e de mobilização social têm objetivo sobretudo de orientar a população sobre as medidas para a prevenção de arboviroses urbanas e despertar a responsabilidade sanitária individual e coletiva. Isso é importante porque os principais reservatórios e criadouros ainda são encontrados nos domicílios”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Gislani Mateus.
Ainda em nota, a SMS ressalta que faz permanentemente o monitoramento de possíveis focos de dengue na cidade e a incidência da doença, mantendo um plano de contingência ativo durante todo o ano, com reforço nos meses de verão, dentro da programação do Plano Verão.
Até o dia 28 de outubro, foram vistoriados mais de 9,4 milhões de imóveis para controle e prevenção de possíveis focos do Aedes aegypti, com eliminação ou tratamento de mais de 1,8 milhão de recipientes que poderiam servir de criadouro.
"Quando necessário, a população pode fazer pedidos de vistoria ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746 (...) Em caso de sintomas, a pessoa deve buscar atendimento em sua clínica da família de referência para diagnóstico e cuidados necessários", orienta a secretaria.