A obra tem previsão de conclusão em 2024Divulgação

Rio - Uma escola de ensino fundamental, que está sendo construída em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, levará o nome de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da cidade. A homenagem será feita ao líder religioso, que morreu em outubro deste ano.
Localizada entre a Avenida Branca Dias e a Rua Projetada, no bairro Cangulo, a nova unidade educacional vai contar com 12 salas de aula e multiuso climatizadas, auditório, sala de informática, quadra poliesportiva, área de lazer e estacionamento, entre outros equipamentos, além de ambientes acessíveis a pessoas com deficiência e dificuldade de mobilidade física.

A escola que fará parte da rede municipal de educação, está sendo construída em uma área de 4.926 m², ao lado da Unidade Básica de Saúde do bairro, e será entregue à comunidade no segundo semestre do ano que vem. A Prefeitura de Caxias informou que as obras estão avançadas, no entanto, não há data definida para a inauguração.

Dom Mauro Morelli faleceu em 9 de outubro deste ano, por complicações relacionadas à idade. Ele estava internado no Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Por isso, haverá um cortejo fúnebre até sua chegada à igreja no Rio.

O bispo nasceu em Avanhandava, no estado de São Paulo (SP), e foi criado em Penápolis. Dom Mauro estudou Teologia na "Saint Mary’s Seminary and University", em Baltimore, nos Estados Unidos, onde foi ordenado diácono em 1964. Em 25 de maio de 1981, Dom Mauro foi nomeado pelo Papa São João Paulo II como o primeiro bispo da recém-criada Diocese de Duque de Caxias. Durante os 24 anos na função, ele realizou o primeiro sínodo diocesano, que lançou as bases para as Diretrizes Pastorais em diversos campos da vida religiosa.