Defesa Civil interditou o local do desabamento Renan Areias / Agência O Dia
A corporação informou que não houve vítimas. A Defesa Civil e a Guarda Municipal também foram chamadas.
O casarão possuia dois andares e fiacava localizado nos fundos do terreno de um prédio de seis pavimentos. Os escombros caíram sobre uma garagem, danificando três carros.
Vizinho ao local do acidente, Marcelo Roale, de 65 anos teve parte do seu veículo destruído pelo desabamento do imóvel e contou que por pouco sua filha não foi atingida.
"O carro dela estava aqui ao lado do meu e foi um livramento porque ela saiu de casa para ir para o trabalho meia hora antes ou talvez até menos disso acontecer", contou.
Ainda segundo ele, o porteiro do prédio onde mora escutava os estalos da estrutura.
"Ele fez questão há uns dois ou três dias atrás, quando eu cheguei com minha mulher aqui, de alertar que o síndico havia pedido para que os moradores olhassem a garagem. É o nosso estacionamento."
Um homem que se identificou apenas como Fernando contou ao DIA que é co-herdeiro do imóvel e que lutava na justiça pela reintegração de posse da casa.
“Eu não tenho nem a posse, entendeu? Terceiros é que estão de posse da casa. Eu vim aqui para poder ver como o local estava, percebi que estava caindo e acionei a Defesa Civil. A Prefeitura só veio aqui e interditou, viu que estava caindo e não fez nada.”
Em nota, a Defesa Civil Municipal confirmou que já havia vistoriado o local no dia 18 de abril de 2023. Na ocasião, técnicos constataram a ameaça de desabamento da edificação, devido ao estado de abandono do imóvel. Ainda de acordo com a pasta, o proprietário foi notificado para realizar as obras de recuperação.
Sobre a perícia desta quinta-feira (9), realizada após o incidente, a Defesa Civil informou que “técnicos identificaram um desabamento parcial da edificação, com escombros se projetando para a garagem do imóvel vizinho que atingiu três veículos e uma área de uso comum do prédio localizado na Rua Doutor Satamini, 171, mas sem maiores danos”.
Em uma rede social outra vizinha relatou o susto com o desabamento “Escutei um mega barulho na Tijuca, olhei na janela e a casa do vizinho desmoronou do nada”, escreveu.
A Secretaria Municipal de Conservação foi acionada para realizar a demolição do segundo pavimento que restou para eliminação de riscos existentes.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.