MAC foi projetado por Oscar NiemeyerDivulgação / Alex Ramos

Rio – O Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói foi tombado provisoriamente pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Algumas áreas ao redor também foram incluídas no decreto estadual, como forma de garantir a manutenção permanente do entorno.
Projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012), o monumento é um dos principais cartões-postais do município da Região Metropolitana, que está perto de completar 450 anos. Ele integra o segundo maior conjunto urbanístico e cultural idealizado pelo arquiteto, ficando atrás somente da construção de Brasília. Inaugurado em 1996 no Mirante da Boa Viagem, o espaço cultural possui vista panorâmica para a Baía de Guanabara.
"A Fundação Oscar Niemeyer recebeu com muita alegria a notícia do tombamento do MAC Niterói. A preservação e proteção da obra de Oscar Niemeyer é de enorme importância cultural para nosso país e nosso estado. Esse movimento engrandece ainda mais nosso patrimônio cultural", disse Luiz Carlos Niemeyer, sobrinho e presidente da fundação que leva o nome do arquiteto.
"O ato de tombamento é de vital importância para a preservação e manutenção da memória fluminense, e o Inepac tem trabalhado com o objetivo de reafirmar os papéis de proteção e de fiscalização conferidos legalmente ao instituto. Reconhecer o MAC como um bem tombado é valorizar a cultura de Niterói e fortalecer a vocação cultural fluminense", afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 1º de novembro.