Campanha começa nessa segunda-feira Divulgação / MetrôRio

Rio – Doze estações do MetrôRio vão receber alimentos não perecíveis a partir dessa segunda-feira (13), durante a campanha "Natal Sem Fome", realizada pela ONG Ação da Cidadania. O projeto, que em 2023 completa 30 anos, traz como tema uma viagem ao mundo infantil.
Segundo a organização, mais de 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar grave e o panorama se torna ainda pior em lares com crianças menores de 10 anos.
"O Rio de Janeiro é o estado que reflete o retrato da fome no Brasil, com 15% da população sem ter o que comer, a mesma porcentagem do país quando falamos de insegurança alimentar grave", conta Rodrigo Kiko Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
De acordo com uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), parceira da ONG, no estado fluminense, 2,7 milhões de pessoas não têm o que comer atualmente.
A campanha de 2023 será lançada na estação Cantagalo/Copacabana, no mezanino do acesso B (Xavier da Silveira). No local haverá um urso gigante, como parte da temática infantil da ação.
As outras estações que vão receber as caixas e totens para colocar os alimentos são Pavuna, Del Castilho, Cidade Nova, Saens Pena/Tijuca, Uruguai/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Botafogo, General Osório/Ipanema, Antero de Quental/Leblon e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
As doações poderão ser feitas até o dia 21 de dezembro, durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.