A Cedae realizará a manutenção anual preventiva no Sistema Guandu, paralisando a produção de água tratada das 4h de quinta-feira (16) Divulgação

Rio - A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai adiar a manutenção preventiva programada para o Sistema Guandu que aconteceria na próxima quinta (16) e sexta-feira (17). De acordo com a empresa, a mudança foi provocada pela previsão de altas temperaturas no estado nos próximos dias.
Nesta segunda-feira, a cidade do Rio registrou sensação térmica de 52,7°C, o que pode se repetir nos próximos dias. O clima quente pesou na decisão da Cedae sobre a interrupção no envio de água aos clientes da companhia. 
A manutenção do Sistema Guandu, que também ocorrerá nos subsistemas de Marapicu e Lameirão, estava prevista no cronograma da empresa e faz parte da preparação para o versão, quando a demanda se eleva em todas as áreas atendidas.
O Rio Guandu é o responsável por abastecer cerca de 10 milhões pessoas no Rio e na Baixada Fluminense. A rede atende a regiões da capital, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis e Queimados.
O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Segundo a Cedae, os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
Reestabelecimento
Em comunicado, a companhia pede que a população reserve água para o período de manutenção e que adie tarefas não essenciais, como lavar roupa, quintal, entre outras práticas com alto consumo d'água. 
Após a conclusão dos trabalhos, a companhia informa que o sistema será reestabelecido, passando então a ser responsabilidade das distribuidoras a chegada da água na casa dos clientes.
"A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação", diz nota.