Moradores da Rocinha, na Zona Sul do Rio, são afetados com apagão na noite desta segunda-feira (13)Reprodução/Redes Sociais

Rio - Moradores da Rocinha, na Zona Sul, relataram um apagão em grande parte da comunidade, na noite desta segunda-feira (13). Estima-se que centenas de casas e estabelecimentos comerciais ficaram sem luz desde às 21h. A Light informou que enviou equipes para restabelecer a energia.
A empresa ressaltou que a Rocinha é uma região com inúmeras ligações clandestinas e, em locais com 'gatos' de luz, os transformadores configurados e instalados para atender os clientes da companhia ficam sobrecarregados. "Com a demanda irregular de energia provocada pelas ligações clandestinas, os transformadores desligam, ocasionando interrupções", informou a Light.
Nas redes sociais, moradores comentaram sobre o apagão na comunidade e pediram para que os vizinhos desligassem os aparelhos de ar condicionado das casas, evitando a sobrecarga nos transformadores. "A Rocinha toda apagada. Chega ser um baque olhar pela janela e não ver o mar de luzes"; "A Rocinha toda apagada! Que aflição"; "A Rocinha inteira está sem luz", escreveram alguns moradores.
Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um transformador na estação da Light em curto-circuito e explodindo em seguida.
Veja o vídeo:
Um outro morador comentou sobre o apagão em um dia de altas temperaturas no Rio de Janeiro. "Hoje o Rio de Janeiro amanheceu com sensação térmica de 52,7 graus. Enquanto na Rocinha, mais de cem mil pessoas estão sem água há quatro dias e agora sem luz. O calor é insuportável, ratos e pernilongos se multiplicam vertiginosamente", relatou nas redes sociais.