PMs apreenderam cerca de 200 pés de maconha em estufa na Nova Holanda Divulgação/Polícia Militar

Rio - A Polícia Militar realizou operação no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (14). O Comando de Operações Especiais (COE), por meio dos Batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC), de Choque (BPChq) e do Grupamento Aeromóvel (GAM), atuou nas comunidades da região e usou equipamentos do Núcleo de Apoio às Operações Especiais (NAOE), para a remoção de barricadas. As ações das últimas 24 horas resultaram em prejuízo de mais de R$ 21 milhões ao tráfico de drogas. 
Segundo a PM, equipes BAC localizaram, com ajuda de cães farejadores, uma estufa com aproximadamente 200 pés de maconha, durante um vasculhamento dentro de um prédio abandonado, na comunidade da Nova Holanda. Na ação desta terça-feira, o Batalhão encontrou cerca de 900 quilos de cocaína, avaliados em R$ 21,7 milhões. No dia anterior, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e o Ministério Público do Rio (MPRJ) demoliram cerca de 30 construções irregulares na Nova Holanda, Rubem Vaz e Parque União. 
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), 22 escolas da rede municipal da região foram afetadas pela operação, deixando 7.365 alunos sem aulas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, suspendeu o funcionamento na manhã de hoje.
Outras operações
Também nesta terça-feira, tiveram operações em outras comunidades da Zona Norte. Policiais militares do 9º BPM (Rocha Miranda) foram nos Morros Jorge Turco, em Rocha Miranda, e Mundial, em Honório Gurgel, e nas comunidades Cegonha, Cajueiro e Faz Quem Quer, na Zona Norte. Dois homens presos com drogas e rádios. De acordo com a PM, outros dois criminosos ficaram feridos e, com eles, foram encontradas duas armas e grande quantidade de drogas. 
Na Costa Verde, a ação aconteceu em Angra dos Reis, nas comunidades da Sapinhatuba I, II e III. Não houve registro de prisões ou apreensões nos locais.
No Morro do Dezoito, em Água Santa, equipes do 3º BPM (Méier) encontraram dois carros que haviam sido roubados e retiraram barricadas instaladas por criminosos. A ocorrência foi registrada na 23ª DP (Méier). 
Na Baixada Fluminense, o 24º BPM (Queimados) esteve no Morro do Carvão e nas favelas do Engenho e Jardim Weda, em Itaguaí, para coibir a movimentação de criminosos, retirada de barricadas que impedem a circulação de moradores, automóveis e veículos das empresas prestadoras de serviço público, além de reduzir os índices criminais de roubo de veículos e carga. Três criminosos foram presos, sendo um deles conhecido como Cria, que estava foragido.
Também foram apreendidos duas pistolas, uma motocicleta roubada, duas chaves de dois automóveis roubados que foram recuperados, além de um rádio transmissor e grande quantidade de drogas. Em represália à operação, um ônibus foi incendiado na Rua Emiliano Nery, no Engenho, e os criminosos fugiram do local antes da chegada da polícia. Os bandidos ainda tentaram interditar a Rio-Santos, no trecho do município, mas as barricadas foram retiradas da rodovia, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).