Rio - Diante da onda intensa de calor, a sensação térmica média registrada na cidade do Rio, nesta terça-feira (14), foi de 50,4°C de acordo com o Centro de Operações do Rio (COR). Os termômetros marcaram a máxima de 42,2°C, às 13h45, na estação de Irajá, na Zona Norte. Segundo o Alerta Rio, as temperaturas estiveram em elevação em relação ao dia anterior, com 37,1°C.
A maior sensação térmica desta terça-feira foi registrada em Guaratiba, com 58,5°C, às 9h10. O registro bateu o recorde anterior de 58,3°C, em Santa Cruz, na mesma região.
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, neste final de semana, a cada duas horas, uma pessoa era atendidas em uma unidade de saúde pública com problemas de saúde relacionado as altas temperaturas. Nas redes sociais, o secretário Daniel Soranz recomendou que cariocas se mantenha hidratados com água, comam alimento leves entre frutas e verduras, evitem a exposição ao sol ou utilizem o protetor solar, mantenham o uso regular de remédios para hipertensão; insuficiência cardíaca e diabetes, fiquem atentos a focos do mosquito da dengue e cuidem de seus pets.
Segundo o Alerta Rio, entre a noite desta terça-feira (14) e o início da madrugada de quarta-feira (15), áreas de instabilidade em médios níveis da atmosfera, reforçadas pelo calor, influenciarão o tempo na cidade, com previsão de pancadas rápidas de chuva moderada, ocasionalmente forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento moderado a forte de até 76 km/h.
Na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), o tempo voltará a ficar estável sobre a cidade. Não há previsão de chuva para estes dias e as temperaturas permanecerão elevadas, com máximas acima dos 40°C. A umidade relativa do ar poderá apresentar valores entre 12% e 20% durante a tarde em alguns pontos da cidade na quinta-feira (16).
No sábado (18), áreas de instabilidade associadas a uma área de baixa pressão poderão causar pancadas isoladas de chuva moderada, ocasionalmente forte, a partir da tarde na cidade do Rio, acompanhadas de raios.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.