Moradores protestaram na quinta (16) por causa da falta de energiaRedes Sociais

Rio - Após protestos, moradores da Rocinha, na Zona Sul do Rio, continuam sem energia, nesta sexta-feira (17), em diversos pontos da comunidade. Segundo relatos, o problema persiste na região há mais de uma semana. De acordo com a Light equipes seguem no local para execução de reparos na rede elétrica.

Na tarde de quinta (16), os moradores fecharam a Autoestrada Lagoa-Barra, em ambos os sentidos, em forma de protesto. Ainda segundo os residentes da comunidade, a falta de energia persiste na maior parte da comunidade, especialmente na parte alta.
Um morador chegou a comentar que está sem energia há 9 dias. "Vamos ter consciência e resolver o problema da falta de luz", pediu a Light.

De acordo com a Light, somente na última semana, foram 127 ocorrências na comunidade, provocadas pela sobrecarga na rede elétrica devido ao alto índice de ligações clandestinas, onde o furto de energia é 83,74%.

A concessionária explica ainda que os transformadores, configurados e instalados para atender aos 14.485 clientes da concessionária naquela região (onde vivem mais de 87 mil moradores, segundo dados do IBGE de 2022), queimam, causando falta de luz.

"A Light atua, diariamente, para coibir essa prática em regiões em que consegue atuar com segurança. Já em comunidades, equipes da distribuidora fazem os reparos necessários em parceria com o poder público, a polícia e com as Associação de Moradores", disse em nota.

Falta de energia na Zona Norte

Um problema operacional na rede de Furnas Centrais Elétricas causou um apagão generalizado em diversos bairros da Zona Norte do Rio, como Cachambi, Triagem e Benfica, na tarde desta quinta-feira (16).

De acordo com a Light, o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido ontem mesmo após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS).