O ex-político afirmou que 'se a Justiça permitir' a sua candidatura, ele deverá concorrer a deputado federalReprodução/Redes Sociais

Rio - O ex-governador Sérgio Cabral anunciou, nesta sexta-feira (17), que tem planos para se candidatar a deputado federal nas eleições de 2026, durante seu podcasts 'Papo com Cabral'. Em um vídeo postado no Instagram pelo jornalista Eduardo Tchao, que foi o entrevistado da vez, o ex-político afirmou que 'se a Justiça permitir' a sua candidatura, ele deverá concorrer ao cargo nas urnas.
"É um cargo que nunca exerci e que eu gostaria de ver a pluralidade brasileira, conhecer mais o Brasil profundamente. Com mais de 500 deputados federais, você vai entender mais o Brasil e defender o Rio de Janeiro", afirmou o discorreu o ex-governador. Logo em seguida, ele ressaltou novamente: 'Caso eu possa e a Justiça me permita'.
Após seis anos de prisão e quase três meses em domiciliar, Sérgio Cabral recebeu a progressão para o cumprimento apenas de medidas cautelares, no início de fevereiro, após decisão dos desembargadores da 1ª Seção Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. O governador cumpria a prisão em casa desde dezembro, quando a condenação no processo da Operação Calicute, que o sentenciou a 45 anos, foi revogada.
Ele estava preso desde 2016, após ser denunciado em 35 processos pela Operação Lava-Jato, sendo 33 deles na Justiça Federal e dois na Justiça do Rio. Condenado em 23 ações penais no âmbito Federal, as penas somadas chegam a 425 anos anos e 20 dias de prisão.
Cabral fez o uso de tornozeleira eletrônica por 8 meses e é obrigado a realizar comparecimento mensal à Justiça.