Rio - A Polícia Civil investiga fotos e vídeos compartilhados por um turista que visitou o Morro da Mangueira, na Zona Norte. Imagens publicadas pelo youtuber cubano Alex Gonzalez na quarta-feira (15) mostram homens armados e uma multidão seguindo os turistas que passeavam pela comunidade.
Nos vídeos, suspeitos seguram fuzis enquanto parecem "escoltar" Alex, que diz ter sentido medo com a situação. Em um certo momento, ele chega a conversar com um dos homens armados antes de passear em um mototáxi. Em outro, Alex e um amigo chamado Steve estão vestidos com balaclavas em volta de dezenas de mototaxistas.
"Ele vai ajudar vocês com dinheiro", diz um dos homens que acompanha os turistas a moradores da comunidade. O grupo passa pelas moradias e recebe atenção de crianças e adultos que moram no Morro da Mangueira. Em um dos vídeos, os populares fazem um coro para pedir dinheiro. "Money, money, money!", gritam.
Em uma foto publicada nesta quinta-feira, um amigo de Alex aparece segurando um fuzil.
Veja os vídeos
Polícia investiga vídeos e fotos feitos por turista no Morro da Mangueira. Imagens mostram homens armados na comunidade.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que não houve uma comunicação formal à Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) sobre a mobilização. A corporação ressaltou que "realiza ações ostensivas na comunidade através da UPP Mangueira e desencadeia ações estratégicas na região com o apoio de unidades especiais".
O inquérito policial para investigar o caso foi registrado na 17ª DP (São Cristóvão). As polícias Civil e Militar atuam em conjunto para identificar os suspeitos.
Na plataforma Instagram, Alex, que se apresenta como trader financeiro, tem mais de 300 mil seguidores e costuma publicar conteúdos de ostentação, como carros, relógios caros, além de viagens. Ele mora em Miami, na Flórida (EUA), e dá dicas de como ganhar até 5 mil dólares por mês em operações no mercado financeiro.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.