A praça passou por revitalização e ganhou novos brinquedos para as criançasJoão Matheus/Divulgação
“A praça ficou ótima, estava mesmo precisando. A gente tem um condomínio imenso, com muitas crianças, essa reforma veio na hora certa, com brinquedos novos e numa pegada ecológica, teve também um reflorestamento. As crianças estão amando, o processo de construção já gerou uma grande ansiedade, acho que eles vão usufruir bastante”, comentou a professora, que mora há oito anos no Condomínio Solares da Torre, conhecido como Condomínio do Tijolinho.
As obras na área de lazer incluíram a instalação de um brinquedos no parquinho infantil com balanços e gangorras produzidas com eucaliptos. Também foram feitas a pintura das grades, da capela e houve troca da tela do parcão. O local ainda recebeu luminárias de LED, grama sintética e melhorias no nivelamento de solo e aplicação de brita em alguns pontos para evitar bolsões d'água e trazer no entorno dos brinquedos. Para a segurança de todos, a CET-Rio implantou placas de sinalização e pintura de faixas para pedestres e motoristas.
“Então, hoje está tudo bonito e revitalizado, mas se não cuidar da manutenção vai ser tudo destruído. Queremos voltar aqui muitas vezes para ver esse espaço bem cuidado, com as crianças e famílias usando com todo o zelo”, afirmou o secretário da Casa Civil, Eduardo Cavaliere, que representou o prefeito Eduardo Paes.
Erguida na década de 1980, a Praça do Tijolinho foi construída na área da extinta Fábrica Têxtil Cruzeiro. Até hoje é possível ver resquícios dessa época na região, como as chaminés do “Tijolinho” e a famosa Torre do Relógio, que também passou por reforma.
“A Praça Professor Darcy Pereira estava abandonada e a sua reforma era um pleito antigo dos moradores do Tijolinho e dos prédios ao redor. Com o apoio da Secretaria de Conservação, da Comlurb e da Rioluz fizemos uma megaoperação aqui, instalamos brinquedos novos, reformamos a capelinha, o platô onde o pessoal faz ginástica, o parcão e o coreto. Colocamos também uma iluminação nova. Os moradores estão agradecendo, está tudo muito legal”, afirmou o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans.
A inauguração teve a presença do Chegando de Surpresa, grupo de garis que usam a música em campanhas de conscientização para o descarte correto do lixo.Já os trabalhos contaram com a participação de diversos órgãos municipais, como Subprefeitura da Grande Tijuca, Secretaria Municipal de Conservação, Comlurb, Rioluz e CET-Rio.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.