Cozinha na Ilha do Governador foi inaugurada nessa segunda (20)Divulgação / SMTE

Rio – A Ilha do Governador, na Zona Norte, ganhou nesta segunda-feira (20) a 17ª Cozinha Comunitária Carioca, que prepara refeições gratuitas para pessoas em situação de vulnerabilidade. A nova unidade do programa Prato Feito Carioca, desenvolvido pela prefeitura, vai oferecer almoço, de segunda à sexta-feira, para moradores das comunidades do Dendê, Pichunas, Boavista, Vila Joaniza, Boogie Woogie, Bancários, 200 ,Tremembé, Budapeste e Sem Terra.
"Tenho quatro filhos e minha mãe, que sofre de demência, para alimentar. Como estou desempregada, contamos apenas com o Benefício de Prestação Continuada e a pensão do meu filho, de 19 anos. Com a cozinha comunitária, vamos ter comida em casa todos os dias", celebrou Fabiana da Costa Barbosa, de 47 anos, moradora da comunidade Sem Terra.
O novo espaço funciona das 11h às 13h, no térreo do Instituto Socioeducacional Reaprender, na Freguesia, e deve servir 280 pratos de 560 gramas diariamente. Todas as refeições são balanceadas e supervisionadas por nutricionistas.
Para receber a refeição, é preciso estar inscrito no Cadastro Único da Assistência Social ou ser um trabalhador em situação de vulnerabilidade econômica. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE), os interessados podem se cadastrar no horário de entrega dos almoços, através de profissionais que ficam no restaurante.
Até o final de 2023 a prefeitura deve inaugurar mais duas cozinhas semelhantes, uma em Cosmos e outra no Terreirão, ambas na Zona Oeste.