Moradores fecham parte da BR-040 em protesto a falta de energiaReprodução / @pmerj

Rio - Os moradores da comunidade do Contorno, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, fecharam um trecho da BR-040, na altura do quilômetro 79, na manhã desta terça-feira (21). Barricadas em chamas foram colocadas em forma de protesto contra a falta de energia na região que permanece há cerca de três dias.

Segundo a Concer, concessionária responsável pela pista, o bloqueio ocorreu até as 11h40, no sentido Minas Gerais, e gerou retenção de um quilômetro na via. Agentes do 26º BPM (Petrópolis) e do quartel de Petrópolis do Corpo de Bombeiros foram acionados para apoiar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na ação.

Ainda de acordo com a empresa, nesta segunda-feira (20), os residentes também realizaram uma outra manifestação. No entanto, o protesto fechou os dois sentidos da via, tanto para o Rio de Janeiro quanto para Minas Gerais, durante algumas horas.

Procurada, a Enel, responsável pela distribuição de energia no local, afirmou em nota que "97% dos clientes afetados pela tempestade registrada na noite de sábado (18) na área de concessão da empresa tiveram o serviço normalizado".
Além disso, também informou que "mobilizou um reforço ainda maior de equipes entre ontem (20) e hoje (21), principalmente nas cidades mais afetadas, como Niterói, São Gonçalo, Maricá e Petrópolis. Ao todo, cerca de 900 equipes estão atuando nas ruas para acelerar o atendimento das ocorrências remanescentes".