Bandeirinhas são fincadas na Praia de Copacabana em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito Divulgação
Dos 187 bairros da cidade, Copacabana é o 12º com mais acidentes de trânsito. De acordo com o Detran.RJ, de janeiro a setembro foram 133 vítimas (sendo quatro mortos e 129 feridos). O estado do Rio registrou no mesmo período, 18.581 mil vítimas de acidentes, sendo 1.440 mil fatais e 17.141 mil com ferimentos.
O aposentado Neri Macabu, de 77 anos, ficou emocionado ao recordar a perda de um amigo em acidente numa estrada perto de Macaé. Macabu disse esperar que seus filhos deem bons exemplos para seus netos. "Minha filha gosta de festa, mas não bebe nunca. Deve ser porque ensinei meus filhos, desde pequenos, a não beber", disse ele, com orgulho.
Sanderson de Souza Campos, de 40 anos, armador da construção civil, contou que, depois de um acidente de carro, decidiu só andar de bicicleta, mas acabou sofrendo um atropelamento. "Graças a Deus, não foi grave. Não perco a esperança por um trânsito mais humano. Só assim os índices de acidentes podem diminuir", afirmou.
No Brasil, mais de 33 mil pessoas morreram vítimas de acidentes em 2021, de acordo com dados do Ministério da Saúde, e 240 mil ficaram com invalidez permanente, a maioria delas jovens. Também foram registrados outros 300 mil feridos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.