Clube que traficantes tinham aulas práticas de guerrilhaReginaldo Pimenta /Agência O Dia

Rio - O governo do Rio de Janeiro calcula que o prejuízo causado ao tráfico desde o início da Operação Maré é de R$ 50,5 milhões. O valor é estimado a partir das apreensões de drogas. Desde o último dia 9 de outubro, o trabalho integrado das forças estaduais de segurança na comunidade teve como resultado a apreensão de mais de meia tonelada de maconha e drogas sintéticas, além de 100 quilos de pasta base de cocaína.
Durante os seis dias de operação no Complexo da Maré, policiais prenderam 28 criminosos, apreenderam 14 fuzis, além de 104 veículos recuperados. No período, mais de 70 toneladas de barricadas foram retiradas das ruas.
O clube que os traficantes utilizavam para treinamentos armados com táticas de guerra também foi devolvido aos moradores. Em imagens divulgadas pela polícia, um grupo de 15 a 20 homens armados aparece em uma quadra de futebol sendo instruídos em como atacar e se defender durante confrontos.
Um dos fatores que motivou a liberação dos agentes da Força Nacional foi a investigação da Polícia Civil que revelou o treinamento. Ao todo, o efetivo que reforça o policiamento nas rodovias federais é de 545 agentes federais, sendo 240 da Polícia Rodoviária Federal, e 305 da Força Nacional.