Moradores do Santa Marta ocuparam a Rua São Clemente, em BotafogoReprodução

Rio - Moradores da comunidade Santa Marta em Botafogo, na Zona Sul do Rio, seguem sem abastecimento regular de água, nesta quinta-feira (23), um dia após realizarem um protesto pedindo a normalização do serviço na região. A previsão é que o fornecimento seja normalizado somente na sexta-feira (24).
De acordo com o guia turístico e líder comunitário Thiago Firmino, o abastecimento chegou a ser restabelecido após o protesto, mas já parou novamente.
"Ontem eles botaram água, mas quando acabou o manifesto, acabou a água. Dessa vez, alegaram que teve uma falta de luz em Guaicurus. A água voltou hoje cedo mas está minguando. Está entrando água sim, mas minguando. A água vem de Laranjeiras, vai lá para o alto do morro, no tanque, e do tanque desce para a parte baixa primeiro, para encher de baixo para cima. Ela não está conseguindo nem encher a parte baixa, como é que vai encher a favela toda? No resto da favela, uns 70% estão sem água. A situação é essa, o povo continua sem água", relatou.
Segundo moradores, os problemas com falta de água e de energia são recorrentes na região, principalmente em épocas de muito calor. Nesta quinta, completam seis dias sem água na comunidade.
"Seis dias sem água, não tem para nada mais, que sofrimento. A água não tem força para subir para a caixa", relatou um morador.
Na noite de quarta, os manifestantes ocuparam os acessos à comunidade com microfone para protestar. A Rua São Clemente, também em Botafogo, chegou a ter uma faixa interditada pelos manifestantes.
O que diz a Águas do Rio
De acordo com a concessionária, o fornecimento de água na comunidade Santa Marta está em processo de recuperação gradativa para voltar à normalidade após as intercorrências que causaram a interrupção no abastecimento.
Em nota enviada para O DIA, foi informado que a normalização do serviço deve ocorrer até a parte da tarde desta sexta-feira.
Light alega não ter ocorrências
No entanto, a Light, responsável pelo fornecimento de energia, informou por meio de nota que não houve registro de nenhuma ocorrência de queda de energia na região nesta quinta-feira.
A empresa ainda orientou que os clientes, nos próximos dias, com previsão de aumento nas temperaturas na cidade, " busquem consumir energia de forma consciente, já que os transformadores queimam por causa das ligações clandestinas, causando falta de luz, sobrecarga em todo o sistema na região, trazendo prejuízos à toda a população e aumentando os riscos à segurança, com incêndios e acidentes."